Bogotá (Colômbia) - A Federação Colombiana de Tênis informou na manhã desta segunda-feira que não poderão contar com sua principal jogadora, a jovem de 20 anos e 47ª do ranking Camila Osorio, para a disputa da Copa Billie Jean King. A Colômbia disputa o Grupo I das Américas e será uma das adversárias do Brasil na seletiva continental, que dá duas vagas para os playoffs.
Osorio vem da disputa do WTA 250 de Bogotá e tentava defender o título conquistado no ano passado. A colombiana perdeu para a brasileira Laura Pigossi na semifinal. Durante o jogo, pediu dois atendimentos médicos, primeiro para as costas e depois para um desconforto na coxa esquerda. Lembrando que a colombiana já havia abandonado o torneio de Indian Wells por uma lesão na coxa.
"É uma pena que Camila tenha que sair da equipe. Desejo a ela uma pronta recuperação. Seguimos centradas nos confrontos e tenho plena confiança na equipe que estará no Equador", disse a capitã colombiana Fabiola Zuluaga. O time ainda conta com as jogadoras Maria Fernanda Herazo, Yuliana Lizarazo e Maria Paulina Perez-Garcia.
📝 Comunicado oficial #BJKCup | #VamosColombia 🇨🇴 pic.twitter.com/Yea9FkZMxg
— Fedecoltenis (@fedecoltenis) April 11, 2022
Brasil e Colômbia estão na mesma chave
Oito países estão na disputa da seletiva continental. Brasil e Colômbia estão no Grupo A, ao lado de Argentina e Guatemala. Já o grupo B terá Paraguai, México, Chile e Equador. Após as três rodadas da fase de grupos, o primeiro do grupo A enfrenta o segundo do B, e vice-versa, para definir quem jogará os playoffs em busca de vagas no qualificatório mundial de 2023.
Para os confrontos, a capitã brasileira Roberta Burzagli convocou Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Gabriela Cé, Carolina Meligeni Alves e Rebeca Pereira. Os jogos acontecem a partir da próxima quarta-feira e vão até sábado, em quadras de piso duro.