Stuttgart (Alemanha) - A série invicta de Iga Swiatek no circuito continua durante o WTA 500 de Stuttgart. A número 1 do mundo marcou nesta sexta-feira sua 21ª vitória seguida e garantiu lugar na semifinal do torneio alemão em quadras de saibro e com estádio coberto. Swiatek superou a britânica Emma Raducanu, 12ª do ranking e atual campeã do US Open, com duplo 6/4 em 1h43 de partida.
Vencedora dos três primeiros WTA 1000 da temporada, em Doha, Indian Wells e Miami, Swiatek não perde um jogo desde a partida contra Jelena Ostapenko nas oitavas de final de Dubai em fevereiro. E a polonesa de 20 anos chegou a ter um match-point naquela partida. Além disso, não perde um set desde as oitavas de Indian Wells contra Angelique Kerber, vencendo por 2 a 0 os últimos treze jogos que disputou. E como aquela vitória sobre Kerber foi de virada, significa que Swiatek venceu seus últimos 28 sets no circuito.
Her run continues 💥
🇵🇱 @iga_swiatek eases past Raducanu and extends her 𝙞𝙣𝙘𝙧𝙚𝙙𝙞𝙗𝙡𝙚 run to 21 match wins in a row!#PorscheTennis pic.twitter.com/SV0eD9Fz8g— wta (@WTA) April 22, 2022
Já Raducanu chegou às quartas de final de um torneio apenas pela segunda vez desde a conquista de seu primeiro Grand Slam e fez sua melhor campanha na temporada. A jovem britânica de 19 anos chegou a Stuttgart com apenas três vitórias em 2022, mas teve bons resultados contra a australiana Storm Sanders e a alemã Tamara Korpatsch, apesar da pouca experiência no saibro.
O duelo entre Swiatek e Raducanu já começou com uma quebra a favor da polonesa logo no game de abertura. Ela usou devoluções no corpo e jogou próxima da linha de base, mandando nos pontos, até que a britânica cometesse seus primeiros erros. Depois disso, Raducanu passou a confirmar os games de serviço sem tantos riscos, em geral apostando em saques abertos, mas ficou atrás no placar o tempo todo, já que Swiatek só perdeu três pontos no saque em todo o set.
The Swiatek Swat
— wta (@WTA) April 22, 2022
Whatever gets the job done 😅@iga_swiatek | #PorscheTennis pic.twitter.com/GhVYLlS0cS
Aos poucos, Swiatek pegou o tempo das devoluções também para os saques abertos de Raducanu e passou a atacar as paralelas com o forehand. Já havia forçado um game mais longo no fim do primeiro set e conseguiu uma quebra no início do segundo. A britânica devolveu a quebra, mas voltaria a perder o saque na sequência.
Raducanu pediu tempo médico de três minutos fora da quadra por um desconforto no quadril. A britânica chegou a ter um break-point no oitavo game, mas não conseguiu buscar o empate. A número 1 do mundo ainda escapou de um 15-40 quando sacava para o jogo, mas definiu a partida em seu serviço. Swiatek terminou o jogo com 28 winners contra 12, cometeu 36 erros contra 27, conseguiu três quebras e só perdeu um game de saque, apesar de ter enfrentado cinco break-points.
Samsonova elimina mais uma campeã
A adversária de Swiatek na semifinal deste sábado será a 31ª do ranking Liudmila Samsonova, que tem eliminado campeãs do torneio. Depois de ter passado pela tcheca Karolina Pliskova nas oitavas, a jogadora de 23 anos também bateu a alemã Laura Siegemund nas quartas, marcando as parciais de 7/5 e 6/3 em 1h48 de partida nesta sexta-feira.
"Acho que esse é o meu melhor nível de tênis no saibro. Eu cresci na Itália e me acostumei a jogar só no saibro desde muito nova. Então, eu conheço esse piso, mas sinto que posso evoluir cada vez mais", disse Samsonova, que é nascida na Rússia, mas chegou a defender a Itália quando era juvenil. Atualmente joga por seu país de origem.
Not dropped a set 🚫@LiudaSamsonova moves past Siegemund for a semifinal spot!#PorscheTennis pic.twitter.com/fh4dv4Xo3u
— wta (@WTA) April 22, 2022
Reconhecida por seu jogo agressivo e bem adaptado às condições mais rápidas, Samsonova tem um título de WTA 500 na grama de Berlim no ano passado e busca a segunda final da carreira. Para superar Siegemund, fez 15 a 14 em winners e cometeu 21 erros contra 23 da rival.
"Eu precisei encontrar um jeito de jogar contra a Laura porque ela mudar o ritmo o tempo todo e não é fácil. Então, eu estava tentando encontrar uma solução e acho que consegui no final do jogo", explicou após a partida. "É muito bom jogar aqui. A atmosfera do torneio é incrível. Estou curiosa para estar na quadra amanhã e ver o que acontece".
Badosa e Sabalenka abrem o sábado de semis
A primeira semifinal de Stuttgart será entre a número 3 do mundo Paula Badosa e a quarta colocada Aryna Sabalenka, que se enfrentam a partir as 9h (de Brasília) deste sábado. Badosa levou a melhor nos dois duelos anteriores. Já Swiatek e Samsonova fazem um confronto inédito no circuito profissional a partir das 11h.