Rio de Janeiro (RJ) - Foram definidos, na noite desta sexta-feira, os campeões de simples do Follow the Beach Copacabana, na Praia de Copacabana, com premiação de R$ 300 mil e dois mil atletas de 16 de países.
Tanto no masculino quanto no feminino, os confrontos decisivos foram entre as duplas convencionais do circuito. Entre as mulheres, deu Ninny Valentini no duelo italiano. Ela marcou 8/2 sobre a parceira de duplas Giulia Gasparri. Entre os homens, deu Michelle Cappelletti. O italiano passou pelo parceiro espanhol Antomi Ramos por 8/4.
"Estou muito feliz, gosto de jogar em simples e aqui na quadra central no Rio de Janeiro é incrível. Eu e a Giulia nos conhecemos muito bem, ela tinha alguma dor na perna, não conseguiu puxar muito e agora precisa descansar", destacou Valentini, que é nascida na Finlândia e tem dupla cidadania.
"Mais difícil jogar contra meu parceiro habitual pois não temos a mesma vibração e energia quando jogamos um ao lado do outro, é sempre um vazio. Mas acho que nós dois ganhamos juntos pois chegamos na final, então foi tudo ótimo. Começar ganhando esse torneio em simples me dá muita confiança. Agora vamos para a dupla com tudo", destacou Cappelletti.
Artilheiro do futebol, Rafael Moura furou o quali de dupla masculina, e joga seu primeiro torneio profissional, encarando os favoritos Cappelletti/ Ramos.
Foram quatro jogos, sendo dois na quinta-feira e dois nesta sexta. O mineiro Rafael Moura, o He-Man do futebol, vivenciou um momento único ao passar a chave qualificatória e ganhar o direito de disputar a chave principal do maior evento do mundo, que será sua primeira chave principal em um torneio profissional no beach tennis.
Ele e o parceiro Renzo Amâncio derrotaram na final do quali João Seara e Bruno Reis por 4/6, 6/3 e 10/4. "Dia mais do que especial, furar o quali, jogar a chave principal do Follow the Beach, torneio considerado talvez o maior de todos os torneios do esporte. Especial também por jogar com minhas filhas na competição. Estou muito feliz e grato", comemorou.
"Foi cansativo e duro, ontem foram duas duplas no quali, mais três do quali de simples. A final do quali hoje foi jogo emocional contra dois meninos aqui do Rio, que treino. Ir para o super tie-break nunca é fácil. Agora é comemorar e tentar fazer um pontinho contra esses monstros do profissional", apontou Moura, que também disputa a chave de Pais e Filhas com suas duas filhas, Nina e Luma.
Na chave principal, Moura e Amâncio terão a dura missão de enfrentar a melhor dupla do torneio, o tetracampeão mundial Michelle Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos.
Chave feminina de duplas começa com favoritas avançando
A sexta marcou a estreia da chave de duplas feminina, com as favoritas avançando. Giulia Gasparri e Ninny Valentini marcaram um duplo 6/0 sobre a venezuelana Maria Ceballos e Nicoli Casagrande. Elas agora enfrentam as top 10, as paranaenses Vitória Marchezini e Marcela Vita, que derrotaram por duplo 6/1 a forte parceria da italiana Veronica Casadei e a paulista Sophia Chow.
Principal dupla do torneio, a paranaense Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz derrotaram Nárgela Santos e Vanessa Silveira por duplo 6/0. Nas quartas, enfrentam a dupla de Cindy Dias e Raissa Borges. Outros dois duelos de quartas estão definidos. Joana Cortez e a italiana Flaminia Daina encaram Flávia Muniz e Giulia Curzi; as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile enfrentam Isabelle Vecchi e Fernanda Firmo.
Jogos do Profissional deste sábado (23/04):
Quadra Central
10h - Nicole Nobile/ Sofia Cimatti x Fernanda Firmo Isabelle Vecchi - quartas de final
11h - Marcela Vita/ Vitória Marchezini x Giulia Gasparri/ Ninny Valentini - quartas de final
13h - Ralff Abreu/ Vinicius Chaparro x Niccolo Strano/ Dennis Valmori - oitavas de Final
14h - Alessandro Calbucci/ Ramon Guedez x Alvaro Campanharo/ Felipe Poffo
15h - Rafaella Miiller/ Patricia Diaz ou Cindy Dias/ Raissa Borges x Flaminia Daina/ Joana Cortez ou Flavia Muniz/ Giulia Curzi - semi feminina
16h30 - Nicole Nobile/ Sofia Cimatti ou Fernanda Firmo Isabelle Vecchi x Marcela Vita/ Vitória Marchezini ou Giulia Gasparri/ Ninny Valentini - semifinal feminina
Quadra 1
10h - Ali Colmenares/ Carlos Rivera x Alessandro Bucelli/ Luiz Gimpel - oitavas masculina
11h - André Baran/ Theo Irigaray x Andrei Ludwig/ Matheus Giovaninni - oitavas masculina
13h - Diogo Carneiro/ João Carneiro x Daniel Maia/ Gustavo Welington - oitavas masculino
14h - Michelle Cappelletti/ Antomi Ramos x Rafael Moura/ Renzo Amâncio - oitavas masculina
Quadra 2
10h - Flaminia Daina/ Joana Cortez x Flavia Muniz/ Giulia Curzi - quartas feminina
11h - Rafaella Miiller/ Patricia Diaz x Cindy Dias/ Raissa Borges - quartas feminina
13h - Nicolas Gianotti/ Mattia Spoto x Antonio Vollmer/ Ricardo Barone - oitavas masculina
14h - Diego Boletinari/ Doriano Beccacioli x Matheus Silva/ Murillo Mariano - oitavas masculina