Eastbourne (Inglaterra) - Convidada para a disputa do WTA 500 de Eastbourne, a britânica Jodie Burrage conseguiu uma vitória bastante expressiva nesta terça-feira e eliminou a espanhola Paula Badosa, principal cabeça de chave do torneio e número 4 do mundo, para chegar às oitavas de final. Burrage, de 23 anos e 169ª do ranking, marcou as parciais de 6/4 e 6/3 em 1h13 de partida.
Burrage tinha apenas duas vitórias em chaves principais de WTA, a primeira conquistada em Nottingham, há duas semanas, e a segunda na rodada de estreia em Eastbourne, diante da croata Petra Martic. Já nos torneios da ITF, tem uma recente final em Ilkley e semi em Surbiton.
A britânica será a próxima adversária de Beatriz Haddad Maia. A número 1 do Brasil e 29ª do mundo carrega uma invencibilidade de 11 jogos na grama, com títulos nos WTA 250 de Nottingham e Birmingham. A partida será por volta de 10h (de Brasília) desta quarta-feira.
E o quadrante de Bia teve mais uma surpresa, com a eliminação da cazaque Elena Rybakina, número 21 do mundo e cabeça 9 do torneio, superada pela ucraniana Lesia Tsurenko com parciais de 1/6, 7/5 e 6/3. Tsurenko, de 33 anos e atual 114ª do ranking, enfrentará nas oitavas a polonesa Magda Linette, 66ª colocada, em busca de uma vaga nas quartas.
Pliskova, Krejcikova e Sakkari também fora
Boulter battles back 👊@katiecboulter outlasts the No.4 seed Pliskova, 1-6, 6-4, 6-4 and moves into the Round of 16!#RothesayInternational pic.twitter.com/KcfVY53ruN
— wta (@WTA) June 21, 2022
Outras três cabeças de chave foram eliminadas nesta terça-feira, as tchecas Barbora Krejcikova e Karolina Pliskova, além da grega Maria Sakkari. Número 15 do mundo, Krejcikova disputou o terceiro set da partida contra a ucraniana Marta Kostyuk, que consolidou a virada com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4. Pliskova, sétima do ranking e bicampeã do torneio, foi superada pela britânica Katie Boulter por 1/6, 6/4 e 6/4. Já Sakkari caiu diante da ucraniana Anhelina Kalinina por 3/6, 7/5 e 6/4.
Boulter enfrentará outra tcheca, a canhota Petra Kvitova, que venceu a croata Donna Vekic por 6/1 e 7/6 (7-1). Kalinina mede forças com a cazaque Yulia Putintseva, enquanto Kostyuk aguarda a vencedora entre a britânica Harriet Dart e suíça Jil Teichmann.
Já a letã Jelena Ostapenko, atual campeã do torneio, venceu a australiana Ajla Tomljanovic por duplo 6/4. Sua próxima rival será a norte-americana Madison Keys, vencedora em 2014, que bateu a compatriota Lauren Davis por 6/4 e 6/3.
Ainda nesta terça, a italiana Camila Giorgi fez 7/5 e 6/4 contra a canadense Rebecca Marino e garantiu o confronto com a espanhola Garbiñe Muguruza.
Too good 🤝👏
— wta (@WTA) June 21, 2022
Eastbourne defending champion 🇱🇻 @JelenaOstapenk8 gets revenge over Tomljanovic to set up a meeting with Keys!#RothesayInternational pic.twitter.com/fWaOaLvKnt