Londres (Inglaterra) - A derrota na terceira rodada de Wimbledon fez com que Iga Swiatek encerrasse sua incrível série de vitórias no circuito, iniciada ainda em fevereiro. A número 1 do mundo estava invicta há 37 jogos e vinha de seis títulos seguidos. Superada pela francesa Alizé Cornet neste sábado, Swiatek sofreu apenas a quarta derrota em 50 jogos no ano e acredita que fez uma tática muito confusa dentro de quadra e que não sabia o que fazer para mudar a dinâmica da partida.
"Eu sei que não joguei um bom tênis. Estava muito confusa com as minhas táticas. E como ela é uma jogadora sólida, usou isso muito bem. Mas com certeza, não foi um bom desempenho para mim. Mas estou ansiosa para as próximas experiências", disse Swiatek após a derrota por 6/4 e 6/2 para Cornet. A polonesa chegou a perder seis games seguidos durante a segunda parcial.
"O que eu mudei no meu jogo nesta temporada é que comecei a ser cada vez mais agressiva. É muito confortável para mim ter a iniciativa e ser proativa. Mas aqui não conseguia controlar a bola", avaliou a jogadora de 21 anos. "Eu estava meio que empurrando a bola, o que às vezes era bom. Joguei assim desde 0/3 no primeiro set. Mas então no segundo set, eu fiz algumas tentativas de acelerar novamente, mas não deu certo. Eu não voltei a ser sólida".
"Além disso, você sabe, quando você se acostuma a jogar agressivamente e de repente muda a maneira de jogar, não é fácil manter isso. Então eu fiquei um pouco confuso. Mas ainda assim o mais importante para mim era colocar a bola na quadra. Pelo menos no fim do jogo, eu não estava cometendo a mesma quantidade de erros que no começo", complementou a bicampeã de Roland Garros.
Swiatek começou o segundo set com quebra acima e liderança por 2/0, mas perdeu a vantagem em um game com ótimas devoluções. Cornet logo retomou o controle das ações e seguiu muito firme do fundo de quadra. Já a polonesa parecia perdida taticamente, errando escolhas e execuções dos golpes e dando muitos pontos de graça. Ela terminou a partida com 33 erros não-forçados.
"Geralmente, quando consigo virar o jogo, é porque tenho algum tipo de plano e sei o que mudar. Aqui eu não sabia o que mudar. Eu estava confusa. Na quadra de grama tudo acontece muito rápido. Eu não posso simplesmente usar meu topspin e colocar mais bolas na quadra e apenas esperar ficar sólida. Eu não tinha ideias, simplesmente não sabia o que fazer e cometi muitos erros. Fiquei meio frustrada durante a minha semana de treinos e também na segunda rodada. Mas, eu realmente não sabia o que fazer. Isso é tudo".
"Sou muito dura comigo mesma. Sei como me sentia antes das partidas, sei como me sentia quando estava treinando. Vamos apenas dizer que eu não sinto que estou na melhor forma e estou ciente de que isso poderia acontecer. Talvez não seja a atitude certa a ter, mas acontece. Tentei muitas coisas para me sentir melhor na quadra, e na grama, mas não deram certo. É por isso que eu não sou dura comigo mesma, porque se eu não conseguia jogar bem nem nos treinos, não faria em uma partida".
Causing an upset on No.1 Court 🤝 @alizecornet
— Wimbledon (@Wimbledon) July 2, 2022
A moment to cherish for the Frenchwoman 🇫🇷#Wimbledon pic.twitter.com/bHnVnxIQ80
Perguntada sobre o fim de sua longa série invicta no circuito, igualando a sequência de Martina Hingis em 1997, Swiatek sai orgulhosa por seus feitos, mas precisa de mais algumas semanas para assimilar tudo o que conquistou: "Nunca estive nessa situação. Acho que vocês têm que me perguntar no mês que vem quando terei tempo para refletir um pouco. Mas eu espero que isso seja o que eu vou me orgulhar. Quero dizer, agora mesmo estou satisfeita com essa sequência, então estou feliz por ter conseguido fazer isso".
A polonesa também espera ter melhor desempenho na grama na próxima temporada. "Espero que sim. Quero dizer, tantas coisas se encaixaram nesta temporada que acho que tudo é possível. Eu diria que entrando na temporada de grama, sim, eu acreditava que este ano seria diferente porque talvez eu vinha trabalhado bem no geral que talvez também tivesse algum impacto aqui. Fiquei um pouco decepcionada, então não sei se deveria ter esperança. Talvez seja mais fácil ir com calma e ver o que a grama vai me trazer".
A quite remarkable unbeaten run comes to an end
— Wimbledon (@Wimbledon) July 2, 2022
What a ride it was, @iga_swiatek 👏#Wimbledon pic.twitter.com/LIAh1kXf4t