Londres (Inglaterra) - O carioca João Fonseca conquistou uma grande vitória neste domingo em sua estreia na chave juvenil de Wimbledon. Ele teve pela frente o argentino Lautaro Midon, cabeça de chave 13, e ignorou o favoritismo do rival, triunfando por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/4.
Na segunda rodada, o jogador de apenas 15 anos e 57º do ranking juvenil terá pela frente o norte-americano Sebastian Gorzny, de 18 anos e atual 56º do mundo, que derrotou o convidado da casa Viktor Frydrych, de 16 anos e atual 272º colocado, por 6/3 e 6/4.
Dono de dois títulos juvenis na temporada e atual 15 do mundo no ranking juvenil da ITF, Midon foi um páreo duríssimo para o brasileiro, que foi melhor nos pontos importantes e assim começou sua campanha com o pé direito na grama do All England Club.
Já um pouco mais adaptado ao piso depois de conquistar duas vitórias em Roehampton, Fonseca aproveitou muito melhor as chances que teve, concretizando três dos cinco break-points a seu favor e salvando oito dos 10 que enfrentou contra. Agressivo, o brasileiro disparou 12 bolas vencedoras a mais do que o adversário argentino (28 a 16), mas também acabou cometendo muitos erros não forçados a mais, terminando a partida com 41 contra 23 de Midon.
Fonseca começou muito bem na partida, abrindo 4/0 no placar. O carioca jogava próximo da linha de base e apostava na potência de seu saque e dos golpes de fundo. Ele liderou o set inicial por 5/2, sofreu duas quebras e salvou três set-points no tiebreak. No segundo set, conseguiu uma quebra logo de cara e se manteve firme no saque, salvando quatro break-points, a vitória só seria concretizada no sétimo match-point.
Candiotto entra na chave, mas cai para favorita
Eliminada na última rodada do quali, a paulista de 18 anos Ana Candiotto acabou conseguindo sua vaga na chave principal e entrou de lucky-loser graças à desistência da britânica Ranah Akua Stoiber.
Mas logo na estreia, ela teve a missão de desafiar a norte-americana Liv Hovde, principal cabeça de chave e número 6 do ranking, que marcou as parciais de 6/4 e 6/1. Hovde venceu um torneio preparatório na grama de Roehampton na última semana.