Londres (Inglaterra) - Foi definida neste domingo a primeira partida de quartas de final da chave feminina de Wimbledon, que será 100% alemã, garantindo uma tenista do país já na semifinal. De um lado estará a experiente Tatjana Maria, mãe de duas meninas, que vinha de vitória sobre a grega Maria Sakkari, e do outro Jule Niemeier, de 22 anos e atual 97 do mundo.
Maria foi a primeira das duas a se garantir nas quartas. Ela salvou dois match-points e superou a letã Jelena Ostapenko em uma duríssima virada de placar final 5/7, 7/5 e 7/5, após 2h10 de batalha. Ela se tornou a sétima mulher a ir tão longe em Wimbledon depois de completar 34 anos, seguindo os passos de Billie Jean King, Virginia Wade, Chris Evert, Martina Navratilova, Serena Williams e Venus Williams.
Um pouco depois foi a vez de Niemeier acabar com a festa da casa, derrubando a última britânica ainda viva na competição. A alemã teve um pouco mais de facilidade para superar as oitavas, vencendo Heather Watson em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/4, anotadas em 1h18 de partida.
Niemeier é agora a quarta mais nova alemã a alcançar as quartas de final no All England Club na Era Aberta, ficando atrás apenas de Bettina Bunge, Steffi Graf e Sabine Lisicki. Esta é sua primeira participação no torneio e apenas a segunda em Grand Slam, tendo estreado neste ano em Roland Garros, onde não passou da estreia.
Será apenas a quinta vez na história do Slam britânico que duas alemãs chegam juntas às quartas deste a Era Aberta. A primeira vez foi em 1987 com Claudia Kohde e Steffi Graf, depois em 2012 e 2014 Angelique Kerber e Sabine Lisicki fizeram o mesmo e em 2018 foi a vez de Kerber e Julia Goerges irem juntas às quartas.