Notícias | Dia a dia
Monteiro reage e vai decidir challenger na Áustria
09/07/2022 às 12h23

Salzburgo (Áustria) - Depois de duras quartas de final na véspera, quando ficou três horas em quadra, o cearense Thiago Monteiro ainda teve fôlego de sobra para virar o jogo deste sábado e avançar para a decisão do challenger de Salzburgo, disputado sobre o saibro austríaco. Em duelo de canhotos, ele derrotou o argentino Facundo Bagnis, por 3/6, 7/5 e 6/3.

O número 1 nacional vai assim em busca do sétimo título de nível challenger da carreira em sua 12ª final em competições desse quilate, a primeira a temporada. Ele havia perdido seis dos sete duelos anteriores que havia disputado diante de Bagnis, responsável pela queda de Dominic Thiem na segunda rodada.

Seu adversário na decisão deste domingo será o eslovaco Norbert Gombos, atual 124º do ranking, que derrotou o francês Corentin Moutet, por 3/6, 7/5 e 6/3. No único duelo entre eles, em 2014, o eslovaco venceu em dois sets.

Atual 89º do ranking, Monteiro está garantindo 75 pontos na ATP pela campanha até aqui e pode chegar a 125 em caso de título. Apesar de ter 63 pontos a descartar na próxima segunda-feira, ele voltará ao top 80 e atingirá sua mais alta classificação se levantar o troféu, com o 73º posto.

Num jogo marcado por extensas trocas de bola, Bagnis conseguiu evitar todos os cinco break-points que Monteiro construiu ao longo do primeiro set e aproveitou uma de suas três chances, o que fez a apertada diferença no placar. O brasileiro perdeu logo o primeiro serviço do segundo set, mas reagiu em seguida e por fim melhorou o aproveitamento do primeiro saque de 62% para 68% na segunda série. Também conseguiu devolver melhor nas horas importantes, obtendo nova quebra no 12º game.

Os primeiros quatro games do terceiro set foram dos sacadores e aí Monteiro teve sangue frio para evitar a quebra e ganhar um longo quinto game, o que se mostraria decisivo. Obteve a vantagem em seguida, em outro game muito disputado em que só confirmou a quebra na quarta tentativa, e daí em diante seguiu firme para a vitória.

Comentários