Notícias | Dia a dia
ITF de Curitiba terá final paranaense neste sábado
15/07/2022 às 18h49

Matheus de Lima tenta conquistar seu primeiro título de ITF no circuito juvenil

Foto: Luiz Candido/Luz Press

Curitiba (PR) - Dois jogadores da casa vão decidir o título da categoria 18 anos da II Copa Instituto Icaro DM Tênis, torneio ITF J5 realizado em Curitiba, que vale 30 pontos no ranking da Federação Internacional. Os paranaenses de 17 anos Matheus de Lima e Rafael Sbeghen Sabio disputam a final a partir das 10h (de Brasília) deste sábado no Santa Monica Clube de Campo e buscam um título inédito no circuito da ITF.

Principal cabeça de chave e 292º do ranking, Matheus de Lima venceu o argentino Lucca Guercio por 6/3 e 6/1. Na outra semifinal, o segundo favorito Rafael Sabio, 581º colocado, venceu o terceiro cabeça de chave Luis Felipe Carvalho, 856º, por 6/3 e 6/2. Pela vaga na final, eles já garantem 18 pontos no ranking.

Na chave feminina, Aline Midori da Silva e Bruna Melato surpreenderam as favoritas e decidem o troféu. Melato, de 16 anos e 1.287ª do ranking, eliminou a principal cabeça de chave Maria Luisa Oliveira por 6/3 e 7/5. Já Silva, de 18 anos e 1.030ª colocada, derrotou a cabeça de chave 5 Sthefany de Lima por 2/6, 6/4 e 6/2. Ambas também lutam por um título inédito na ITF.

Definidos os campeões de duplas dos 18 anos
O título de duplas masculinas ficou com os argentinos Lucca Guercio e Rocco Mariani, que venceram os brasileiros Leonardo Bastos e Luis Felipe Carvalho por 6/3 e 6/0. A final feminina foi só entre brasileiras, com Aline Midori da Silva e Bruna Melato vencendo Gabriela Felix e Maria Mauad por 6/2 e 6/3. As brasileiras vencem um ITF pela primeira vez e recebem 25 pontos. 

Finais brasileiras também nos 14 e 16 anos
As categorias do circuito da Confederação Sul-Americana também terão finais brasileiras. Nos 16 anos masculino, Luiz Felipe Oliveira enfrenta Silva Victor Cunha, enquanto Luis Augusto Queiroz e Washington Cardoso decidem o título nos 14 anos. No feminino, a final de 16 anos será entre Inaê Costa e Mariah Telles Tristão, já nos 14, as finalistas são Nauhany Leme da Silva e Lisa Peres Machado.

A competição com 350 atletas conta pontos para ranking mundial até 18 anos da Federação Internacional de Tênis, a ITF, e tem a participação de atletas de seis países. Além do Brasil estarão representados a Argentina, Paraguai, Bolívia, França e a Suíça. Nas categorias até 14 e 16 anos o evento conta pontos no ranking sul-americano do Cosat, e categorias até 12 e 10 anos com pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

Comentários