Notícias | Dia a dia
Em exibição, Swiatek arrecada fundos para a Ucrânia
23/07/2022 às 15h18

Cracóvia (Polônia) - Enquanto se prepara para retornar ao circuito na próxima semana, disputando o WTA de Varsóvia, a número 1 do mundo Iga Swiatek participou neste sábado de uma exibição beneficente em Cracóvia, também na Polônia. O objetivo é arrecadar fundos para as crianças e adolescentes da Ucrânia, país vizinho e afetado pela Guerra desde fevereiro.

Swiatek se juntou à ex-número 2 do mundo Agnieszka Radwanska, além do tenista ucraniano Sergiy Stakhovsky e do juvenil polonês de 17 anos Martyn Pawelski. O evento também contou com o ex-jogador de futebol ucraniano Andriy Shevchenko e a tenista do país Elina Svitolina, que está grávida e por isso atuou como árbitra de cadeira nas partidas.

"Há meses venho trabalhando com minha equipe em uma iniciativa de caridade para a Ucrânia para apoiar aqueles que sofrem por causa da guerra", divulgou Swiatek, em suas redes sociais. O evento aconteceu na Tauron Arena, em Cracóvia, com capacidade para 15 pessoas. Desde o início da guerra, a polonesa tem expressado a solidariedade ao povo ucraniano nos torneios que disputa, especialmente durante as cerimônias de premiação quando conquista títulos no circuito.

Houve um set de duplas mistas, em que Swiatek e Pawelski venceram Radwanska e Stakhovsky por 6/4. Na sequência, aconteceu um set de simples, com vitória de Radwanska sobre a atual líder do ranking por 6/4. De acordo com a Federação de Tênis da Ucrânia, o valor arreacadado com a venda de ingressos foi de 422 mil euros. Houve ainda uma doação de 100 mil dólares da ong United24. O evento também teve parceria com a Elina Svitolina Foundation e com o Unicef Polônia.

Svitolina agradeceu à número 1 do mundo pela iniciativa. "É muito especial estar aqui e ter um evento como esse. De nossa parte, é muito importante fazer tudo o que pudermos para ajudar as pessoas da Ucrânia. Com certeza sentimos o apoio dos poloneses, sou muito grata a cada pessoa que esteve aqui". Quem também se manifestou foi Andriy Shevchenko: "Agradeço aos poloneses por sua grande ajuda para a Ucrânia desde o primeiro dia da guerra. Por favor, continuem ajudando como puderem".

Comentários