Notícias | Dia a dia
Begu evita festa italiana e conquista seu 5º WTA
24/07/2022 às 16h58

Begu encerrou jejum de títulos que já durava cinco temporadas

Foto: Palermo Ladies Open

Palermo (Itália) - Apesar de toda a torcida do público italiano para a anfitriã Lucia Bronzetti neste domingo, o título do WTA 250 de Palermo ficou com a romena Irina Begu. A experiente jogadora de 31 anos e 45ª do ranking venceu a tenista da casa na final por duplo 6/2 em 1h32 de partida.

Este foi o quinto título de WTA na carreira de Begu e o primeiro desde 2017 em Bucareste. No ano passado, a romena teve a chance de acabar com o jejum de conquistas na elite do circuito, mas ficou com o vice em Cleveland. Com os 280 pontos conquistados na semana, ela deve se aproximar do top 30. Seu recorde pessoal é o 22º lugar, alcançado em agosto de 2016.

"Palermo é um lugar especial para mim, porque parte da minha família vive aqui e vieram torcer por mim durante toda a semana. Então eu me sinto muito bem aqui, e certamente irei voltar", disse Begu, após a partida. A romena tem bom histórico no torneio, já tendo alcançado as quartas em 2011 e a semifinal em 2012.

Já a vice-campeã Bronzetti tem a comemorar sua melhor campanha em um torneio da WTA, disputando sua primeira final na carreira. A jovem jogadora de 23 anos e 78ª do ranking recebe 180 pontos pela boa semana jogando em casa e deve assumir o 65º lugar. Ela tentava ser a primeira italiana a vencer o torneio desde Roberta Vinci em 2013.

"Esta semana ficará para sempre no meu coração, por jogar minha primeira final na Itália. Estou muito orgulhosa pela evolução que eu tive no último ano e espero chegar em mais finais e vencer aqui no futuro", comentou Bronzetti durante a cerimônia de premiação.

Como foi constante durante todo o torneio, majoritariamente disputado à noite, às condições da quadra estavam mais lentas e pesadas, também por conta da alta umidade em Palermo. As jogadoras sofriam bastante com o desgaste físico, até mesmo Bronzetti que jogava em casa.

Begu teve amplo domínio da partida durante o primeiro set, marcando 11 winners contra apenas três de Bronzetti. A romena chegou a conseguir três quebras seguidas durante a parcial. O roteiro do segundo set foi parecido, com Begu abrindo 3/0 e saque. A italiana chegou a devolver uma das quebras, mas voltaria a perder o saque no penúltimo game da partida. Begu fez 24 a 11 em winners, conseguiu seis quebras, e terminou a partida com 20 erros contra 29 da jovem rival.

Bondar e Zimmermann são campeãs de duplas em Palermo
O título de duplas em Palermo ficou com a húngara Anna Bondar e a belga Kimberley Zimmermann. Cabeças 3 na semana, elas venceram a russa Amina Anshba e a húngara Panna Udvardy por 6/3 e 6/2 em 1h12 de partida.

Bondar, de 25 anos, conquista seu primeiro título de duplas no circuito da WTA. A húngara é 50ª do mundo em simples e 70ª colocada nas duplas. Já Zimmermann, focada apenas na dupla e atualmente no 49º lugar do ranking, está com 26 anos e defendeu o título em Palermo. No ano passado, ela venceu ao lado da australiana Erin Routliffe .

Comentários