Umag (Croácia) - Atual campeão e principal cabeça de chave do ATP 250 de Umag, Carlos Alcaraz iniciou muito bem a defesa do título no torneio croata em quadras de saibro. O espanhol estreou nesta quinta-feira vencendo o eslovaco Norbert Gombos, 117º do ranking, por 6/2 e 6/3 em 1h37.
Apesar de ter enfrentado sete break-points na partida, seis delas na primeira parcial, Alcaraz não teve seu serviço quebrado em nenhum momento. O espanhol criou 12 oportunidades de quebra e aproveitou quatro, duas em cada set. O atual campeão abriu vantagem no início das duas parciais e esteve à frente no placar o tempo todo.
Número 5 do mundo, Alcaraz está com o melhor ranking da carreira e vem de um vice-campeonato em Hamburgo. Os 250 pontos do título do ano passado em Umag já caíram na última segunda-feira. Dessa forma, o jovem jogador de 19 anos tem chance até de terminar a semana no quarto lugar do ranking em caso de título.
Too solid 👊@carlosalcaraz's title defence starts with a 6-2 6-3 victory over Gombos at the #CroatiaOpenUmag! pic.twitter.com/NdqV4ft2OD
— Tennis TV (@TennisTV) July 28, 2022
Classificado para as quartas de final em Umag, Alcaraz enfrentará o argentino Facundo Bagnis, canhoto de 32 anos e 120º do ranking. Apesar de o confronto ser inédito em nível ATP, o espanhol venceu dois embates válidos pelo circuito challenger. Bagnis venceu o francês Corentin Moutet por 6/3 e 6/1.
"Foi um jogo muito duro. Não foi tão fácil quanto o resultado parece. Norbert jogou muito bem e as primeiras rodadas nunca são fáceis. Então tive que me acostumar com as condições, mas no final encontrei uma maneira de jogar melhor e conseguir a vitória", disse Alcaraz após a partida. "Joguei contra o Bagnis em challengers, lembro que foram duas partidas difíceis. Vou tentar mostrar o meu melhor".
Já o italiano Lorenzo Musetti, campeão em Hamburgo no último domingo e agora 31º do ranking, não passou das oitavas em Umag. Ele foi superado pelo compatriota Marco Cecchinato, 151º colocado, que marcou as parciais de 6/4 e 6/3. Cecchinato, de 29 anos e ex-top 20, enfrenta o também italiano Franco Agamenone, 136º do mundo e vindo do quali, que derrotou o argentino por 3/6, 6/1 e 7/5.
Quatro italianos e três espanhóis nas quartas
Mesmo com a derrota de Musetti, o tênis italiano tem quatro representantes nas quartas. Além do duelo entre Cecchinato e Agamenone, o cabeça 2 do torneio e número 10 do mundo Jannik Sinner enfrentará o espanhol Roberto Carballes Baena. Já em outro duelo entre Itália e Espanha, Giulio Zeppieri mede forças com Bernabe Zapata Miralles.