Miami (EUA) - Semifinalistas no ATP 250 de Umag, na semana passada, o gaúcho Rafael Matos e o espanhol David Vega seguem em ascensão entre as duplas na temporada. Com a campanha no saibro croata, eles ganharam duas colocações na corrida para o ATP Finals e já estão no top 15, alcançando a 14ª posição entre as melhores parcerias do ano.
Matos e Vega somam 1.395 pontos em 2022 e podem sonhar com uma vaga em Turim se continuarem com os grandes resultados. Embora estejam a apenas a seis posições da zona de classificação, a pontuação que os separa dos italiano Simone Bolelli e Fabio Fognini, que subiram para a oitava colocação na corrida, é de quase 800 pontos.
Campeões de duplas em Umag, os italianos somaram 250 pontos com a conquista e agora têm 2.175, exatamente 780 a mais do que o brasileiro e o espanhol. Depois deles, a melhor dupla de um brasileiro na corrida é a do mineiro Bruno Soares com o britânico Jamie Murray, que aparecem apenas a 24ª colocação.
No ranking individual de duplas, Bruno caiu uma posição, mas segue como número 1 do país e aparece no 32º lugar. Matos vem logo atrás na 35ª colocação, uma melhor do que na semana passada. O mineiro Marcelo Melo também ganhou um lugar e agora é o 41º do mundo. Fechando a lista dos top 100 aparece o paulista Felipe Meligeni no 92º posto, cinco abaixo em relação ao último ranking.