Washington (EUA) - Em grande momento no circuito, o australiano Nick Kyrgios vai disputar mais uma final, agora no ATP 500 de Washington, onde foi campeão em 2019. Neste sábado, ele teve mais um jogo duro pela frente, mas ainda assim conseguiu derrotar o sueco Mikael Ymer em sets diretos, anotando parciais de 7/6 (7-4) e 6/3, depois de 1h34 de confronto.
Vice-campeão de Wimbledon, Kyrgios pela primeira vez na carreira disputa duas finais consecutivas neste nível. Antes, o australiano só havia conseguido este feito duas vezes e ambas em torneios menores, a primeira delas em dois futures chineses, em 2013, e a outra em dois challengers norte-americanos, um ano depois.
O australiano tem retrospecto positivo em finais. No geral, venceu 11 das 16 que disputou e no circuito ATP foram seis títulos e quatro vices. Seu adversário na decisão de Washington sairá da segunda semifinal do dia, que de um lado terá o russo Andrey Rublev, cabeça de chave número 1, e do outro o japonês Yoshihito Nishioka.
No primeiro set, os sacadores prevaleceram, não houve um break-point sequer para qualquer um dos lados e a definição foi para o tiebreak. Kyrgios chegou a abrir 4-2, mas logo em seguida viu Ymer devolver o mini-break e empatar em 4-4. O nono ponto foi disputadíssimo e decisivo, depois de um longo rali o australiano levou a melhor, voltou a liderar e então confirmou seus dois serviços para fechar.
Apesar do equilíbrio, Kyrgios conseguiu números superiores. Apesar de ter cometido cinco erros não forçados a mais (11 a 6), ele compensou com o dobro de bolas vencedoras (20 a 10). O desempenho do australiano com o saque também foi superior, vencendo 79% dos pontos, contra 69% de Ymer.
O jogo seguiu parelho na segunda parcial, contudo novamente com o australiano sendo um pouco melhor. Sem enfrentar break-points mais uma vez, Kyrgios teve três chances de quebra no oitavo e penúltimo game, aproveitou a terceira e em seguida confirmou o saque para fechar o jogo. Com a campanha desta semana, ele vai saltando 21 posições no ranking e subindo para o 42º lugar, podendo chegar a 37º se for campeão.