San Jose (EUA) - A quarta vitória em cinco jogos diante de adversárias de nível top 5 nesta temporada valeu à russa Daria Kasatkina a segunda final consecutiva no WTA 500 de San Jose. Ela superou na noite deste sábado a espanhola e cabeça 2 Paula Badosa, por 6/2 e 6/4.
Sua adversária na decisão será a norte-americana Shelby Rogers, que faz sua primeira final desde 2016 e ainda não ergueu um troféu de WTA na carreira. Ela venceu a russa Veronika Kudermetova, cabeça 9, por 6/3 e 6/4
SENSATIONAL from 🇺🇸 @Shelby_Rogers_ 💫
Her remarkable run continues with a 6-3, 6-4 win over [9] Kudermetova!#MubadalaSVC pic.twitter.com/5CyuS4FHmn— wta (@WTA) August 6, 2022
Kasatkina, de 25 anos, vive uma semana notável. Logo na estreia, derrotou a campeã de Wimbledon Elena Rybakina e nas quartas superou a bielorrusa Aryna Sabalenka. A russa havia perdido todas as quatro semifinais disputadas neste ano e portanto ainda busca o primeiro título. Na carreira, possui quatro.
Agora com 31 vitórias na temporada, a terceira marca, Kasatkina é a número 12 do ranking no momento e voltará ao top 10 caso conquiste o título. Ela já figurou no número 10 em outubro de 2018.
Rogers, atual 45ª do ranking, disputou sua segunda semifinal da temporada e se vingou da derrota sofrida para Kudermetova em Miami. Sua campanha em San Jose também tem sido brilhante, superando Bianca Andreescu, Amanda Anisimova e Maria Sakkari.
Badosa não pareceu estar fisicamente inteira ao longo da partida. Ao final do primeiro set, pediu atendimento médico, teve medida a pressão e decidiu continuar. Chegou então a tirar o serviço da russa e demonstrar reação, mas continuou instável e explorou poucas as deixadinhas que vinham funcionando. Depois de recuperar uma quebra e empatar no oitavo game, a espanhola foi superada pelo jogo consistente de Kasatkina, que ainda evitou break-point antes de concluir a vitória.