Toronto (Canadá) - Campeã da edição de 2019 do WTA 1000 do Canadá, Bianca Andreescu voltou à quadra principal de Toronto depois de três anos e foi muito bem recebida pelo público. Com aproximadamente 9 mil torcedores lotando as arquibancadas, Andreescu superou a russa Daria Kasatkina, número 10 do mundo e vinda de título em San Jose, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4 em 2h29 de partida.
Andreescu já volta a atuar nesta quarta-feira. A ex-número 4 do ranking e atual 53ª colocada enfrentará a francesa Alizé Cornet, 40ª do mundo, por volta das 21h30 (de Brasília). Cornet, de 32 anos levou a melhor nos dois duelos anteriores contra a canadense, que que completou 22 anos em junho.
Game. Set. Bibi 🇨🇦@Bandreescu_ digs deep and moves on to the 2R in Toronto!#NBO22 pic.twitter.com/In5T4NrUnH
— wta (@WTA) August 10, 2022
Para superar Kasatkina, que vinha cinco vitórias na última semana e é sempre uma jogadora muito sólida em quadra, Andreescu precisou ser agressiva e comandar o máximo de pontos que fosse possível. A canadense fez 31 winners contra 18 e cometeu 34 erros diante de 24 da russa. A partida teve 15 quebras, 8 a 7 para Andreescu, e um total de 30 break-points. "Nos pontos importantes eu precisava arriscar e tentar trazer de volta a energia de 2019 e acho que fiz isso hoje", disse Andreescu após a partida.
O primeiro set da partida foi de altos e baixos, com quatro quebras para cada lado e 1h25 de duração. Andreescu chegou a liderar por 5/3 e sacou duas vezes para fechar, mas não aproveitou nenhuma das oportunidades antes do tiebreak. Ela chegou a pedir um atendimento médico para que fosse aferida sua pressão arterial em uma das viradas de lado e também parou o jogo no meio do tiebreak para novamente conversar com a equipe médica do torneio, sinalizando que poderia abandonar a partida a qualquer momento.
Na entrevista em quadra, Andreescu se desculpou pela situação. "Eu não quero soar dramática, mas eu sinto muito pela minha atitude em quadra. Não estava me sentindo bem, talvez tenha comido muito antes do jogo", afirmou a jogadora da casa, que fez 17 a 11 nos winners no set inicial e cometeu 23 erros, sete a mais que Kasatkina.
"I'm just so happy I had that mental toughness to get through in two sets. That was key for me."@Bandreescu_ | #NBO22 pic.twitter.com/XbDyfhwnvn
— Tennis Channel (@TennisChannel) August 10, 2022
Após um longo intervalo para a ida ao vestiário, a canadense melhorou fisicamente no segundo set e apostou em devoluções muito agressivas com seu forehand, definindo rapidamente os pontos. Isso foi fundamental para que ela, mesmo com oscilações nos games de saque, conseguisse vencer o jogo com quatro novas quebras.
"Três anos depois, estou de volta a essa quadra e enfrentando uma grande jogadora, ela foi super consistente. E eu tive que ser muito forte mentalmente e manter a atitude positiva para vencer em dois sets. Se não fosse pela torcida, eu não teria conseguido".