Danderyd (Suécia) - Em franca evolução no circuito, a tcheca de apenas 15 anos Brenda Fruhvirtova conquistou neste domingo seu quarto título como profissional. Ela venceu o ITF W25 de Danderyd, em quadras de saibro na Suécia, superando na final a experiente alemã de 32 anos Mona Barthel, ex-top 30 e atual 372ª do ranking, por 6/1 e 6/3 em apenas 1h10 de jogo.
Brenda Fruhvirtova é atual número 5 do ranking mundial juvenil, competindo contra jogadoras de até 18 anos, e apesar da pouca idade já está no 318º lugar no ranking profissional. Os 50 pontos do título conquistado na Suécia entram no ranking do dia 22 de agosto, quando ela aparecerá pela primeira vez no top 300, sendo a mais jovem desse grupo.
Na atual temporada, Brenda Fruhvirtova já conquistou dois torneios ITF W25 seguidos em Tucuman, na Argentina, vencendo a brasileira Carolina Meligeni Alves na final de um deles, e também foi campeã em Klosters, na Suíça, em junho. Ela também furou um quali de WTA 250 em Guadalajara, caindo na estreia da chave principal para a experiente Sloane Stephens.
Sua irmã mais velha, Linda Fruhvirtova, está com 17 anos e foi número 2 do mundo como juvenil. Linda está em processo mais adiantado na transição para o tênis profissional e já ocupa o 154º lugar do ranking da WTA.