Cleveland (EUA) - Aos poucos, a ex-número 4 do mundo Sofia Kenin vai recuperando o ritmo de jogo e a confiança necessária para a sequência da temporada. Depois de comemorar sua primeira vitória em sete meses na última segunda-feira, Kenin venceu mais uma no WTA 250 de Cleveland e garantiu seu lugar nas quartas de final. Ela superou nesta terça a romena Irina Begu por 6/3 e 6/2 em apenas 1h12 de partida.
"Chegar às quartas é muito especial. Acho que as coisas estão se acertando aos poucos e estou recuperando a confiança, mas isso virá dia após dia e jogo após jogo", disse Kenin, que ficou quatro meses sem jogar por lesão no tornozelo direito. Ela voltou ao circuito há três semanas, em Washington, mas estava sem vencer desde janeiro.
A jovem jogadora de 23 anos ocupa atualmente apenas o 265º lugar do ranking. Sua rival nas quartas pode ser a tcheca Barbora Krejcikova, principal cabeça de chave do torneio e 23ª do ranking, ou a norte-americana Bernarda Pera, 51ª colocada.
Para superar Begu, Kenin fez o dobro de winners que sua adversária, 34 a 17, e cometeu só dois erros a mais, 15 a 13. A norte-americana aproveitou todos os quatro break-points que teve e perdeu apenas um game de saque. "Eu saquei muito bem, acho que eu fiz uma boa partida como eu queria. Ela é uma grande jogadora e estou muito feliz com a maneira como joguei hoje e estou muito orgulhosa de mim mesma".
Quem também garantiu vaga nas quartas foi a francesa Alizé Cornet, que venceu a dinamarquesa Clara Tauson por 6/3 e 7/6 (7-1). Cornet agora espera pela vencedora entre a italiana Martina Trevisan, cabeça 2, e a chinesa Shuai Zhang. Já a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich passou pela espanhola Sara Sorribes por 4/6, 6/3 e 6/3. Ela pode enfrentar a norte-americana Madison Brengle ou a russa Ekaterina Alexandrova.
A polonesa Magda Linette também se garantiu nas quartas ao vencer a romena Sorana Cirstea por 6/4 e 6/2. Ela pode enfrentar a russa Liudmila Samsonova ou a alemã Laura Siegemund. A estreia de Samsonova foi apenas nesta terça, com vitória por 6/1 e 6/0 sobre Iryna Shymanovich.