Cleveland (EUA) - Três semanas depois de conquistar um título em Washington, Liudmila Samsonova tem chance de vencer mais um WTA 250, desta vez em Cleveland. A russa de 23 anos e 45ª do ranking garantiu vaga na decisão depois de vencer a norte-americana Bernarda Pera por 6/1 e 6/2 em apenas 53 minutos de partida nesta sexta-feira.
"Hoje tudo estava funcionando muito bem, eu não esperava por isso. Estava preparada para um jogo duríssimo, mas estou muito feliz pela forma como joguei hoje. É incrível estar em mais uma final depois de três semanas. Espero fazer mais uma boa partida amanhã", disse Samsonova durante a entrevista em quadra. A russa fez mais que o dobro de winners de sua adversária, 30 a 14, e cometeu apenas 6 erros não-forçados contra 28 da rival.
Desde a recente conquista em Washington, Samsonova não disputou outros torneios em simples. Ela apenas jogou duplas no WTA 1000 de Toronto e soma nove vitórias consecutivas. De quebra, encerrou uma sequência impressionante que Pera tinha no circuito. A norte-americana vinha de 13 vitórias seguidas em chaves principais de WTA 250 e 19 vitórias nos últimos 20 jogos anteriores, considerando todos os níveis de competição do circuito.
Samsonova nunca perdeu uma final no circuito, tendo conquistado também o título no WTA 500 de Berlim, disputado na grama no ano passado. O melhor ranking de sua carreira é o 25º lugar.
A adversária de Samsonova na final deste sábado às 14h (de Brasília) será a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 36ª do ranking, em confronto inédito no circuito. Sasnovich venceu a francesa Alizé Cornet por 6/7 (5-7), 7/5 e 6/3 em uma longa semifinal com 2h51 de duração. A bielorrussa de 28 anos ainda busca seu primeiro título de WTA e vai disputar a quarta final de sua carreira.