Nova York (EUA) - A história foi escrita nesta segunda-feira no US Open. Pela primeira vez na Era Aberta do tênis, um chinês conquistou uma vitória na chave principal de um Grand Slam. O feito foi alcançado por Yibing Wu, que furou o quali e surpreendeu o georgiano Nikoloz Basilashvili na primeira rodada, marcando parciais de 6/3, 6/4 e 6/0 para cima do 31º favorito.
Curiosamente, por pouco não foi Zhizhen Zhang o responsável pela primeira vitória chinesa em Slam. Também vindo do quali, ele venceu os dois primeiros sets contra o holandês Tim van Rijthoven, chegou a ter 7 match-points no terceiro, mas não aproveitou a oportunidade e acabou levando a virada, caindo com o placar final de 3/6, 6/7 (4-7), 7/6 (11-9), 6/1 e 6/4.
Wu conhece muito bem o caminho das pedras no US Open, já que cinco anos atrás varreu o torneio juvenil, conquistando os títulos de simples e duplas. Agora com 22 anos de idade, ele ocupa a 173ª colocação no ranking da ATP, a melhor da carreira, e terá pela frente em Flushing Meadows o vencedor do duelo entre o convidado da casa Ben Shelton e o quali português Nuno Borges.
Se entre as mulheres a China teve múltiplas campeãs de Grand Slam, em simples e duplas, com destaque para as conquistas de Na Li, entre os homens o histórico do país é muito mais modesto. Desde o começo da Era Aberta, em 1968, apenas cinco jogadores disputam a chave principal de simples: Di Wu, Ze Zhang, Zhe Li, Zhizhen Zhang e Yibing Wu.
O último chinês a vencer uma partida de simples em Grand Slam foi Fu Chi Mei, que bateu o brasileiro Ronald Barnes na primeira rodada de Wimbledon em 1959, para depois cair na rodada seguinte cair diante do dinamarquês Torben Ulrich. No US Open um chinês não vencia um jogo desde 1935 com Guy Cheng.