Notícias | Dia a dia | US Open
Alcaraz sofre até Baez sentir contusão e abandonar
30/08/2022 às 16h30

* atualizado às 16h30 com adversário

Nova York (EUA)
- O espanhol Carlos Alcaraz encarou dois sets muito duros e exigentes em sua estreia no US Open até que o argentino Sebastian Baez sentiu o desgaste, começou a apresentar problemas musculares a abandonou a partida no início do terceiro set, quando o cabeça 3 vencia por 7/5, 7/5 e 2/0. Ele terá outro argentino na segunda rodada depois que Federico Coria superou o holandês Tallon Griekspoor, por 7/5, 6/4 e 6/3.

"Claro que nunca gostamos de vencer desta maneira", afirmou o espanhol de 19 anos. "Até então estava muito duro com esse calor e umidade. O segundo set foi muito difícil e estava complicado manter o nível. Mentalmente desgastante", explicou. Baez é o número 37 do ranking e não conseguiu entrar entre os 32 cabeças de chave.

Alcaraz chega assim a 45 vitórias em 54 jogos já feitos em sua ótima temporada, apenas um triunfo atrás do já eliminado Stefanos Tsitsipas. Ele e Rafael Nadal lideram o calendário com quatro títulos e ambos são os únicos que dependem unicamente de si próprios para assumir a liderança do ranking. Como está no mesmo lado de Nadal, Alcaraz precisa do título em Nova York.

Num duelo entre dois jogadores muito velozes e determinados a correr atrás das bolas mais difíceis, o esforço despendido nos 26 games disputados no começo da tarde foi gigantesco. Tanto Alcaraz como Baez fizeram lances espetaculares, mas também cometeram erros não forçados muitas vezes por cansaço.

Até o momento do abandono, Alcaraz já tinha cometido 46 falhas na partida, exatamente o dobro do argentino. O número de winners também era muito desigual - 31 a 16 -, já que o espanhol buscava tomar a iniciativa. A quebra no primeiro set veio apenas no 12º e decisivo game. Alcaraz parecia embalar ao fazer 2/0 na série seguinte, mas num game muito longo acabou perdendo pela primeira vez o serviço no quinto break-point.

Baez então assumiu o controle das trocas de bola e achava excelentes soluções. Outro game bem longo lhe deu 4/3 com saque, porém não sustentou e permitiu o empate. Num game espetacular, cheio de lances notáveis dos dois lados, Alcaraz novamente quebrou na hora certa. Daí em diante o argentino mostrou fadiga, pediu atendimento e se arrastou na abertura do terceiro set até desistir.

Em oito torneios de Grand Slam já disputados, Alcaraz jamais perdeu na primeira rodada.

Comentários