Nova York (EUA) - Em seu primeiro jogo em Flushing Meadows desde o título de 2019, o tetracampeão Rafael Nadal foi surpreendido por um primeiro set primoroso feito pelo 198º do mundo, mas rapidamente achou o melhor ritmo e marcou uma virada tranquila. As parciais sobre o australiano Rinky Hijikata, de 21 anos, foram de 4/6, 6/2, 6/3 e 6/3. Ainda assim, precisou ficar em quadra por 3h07.
Na quinta-feira, haverá o reencontro com o também veterano Fabio Fognini, que marcou notável virada sobre o russo Aslan Karatsev, por 1/6, 5/7, 6/4, 6/1 e 6/4. Nadal tem 13 a 4 nos confrontos diretos e uma das vitórias do italiano foi no US Open de 2015, num jogo inesquecível de cinco sets em que o espanhol havia vencido os dois primeiros.
Nadal chega assim a sua 20ª vitória de nível Grand Slam da temporada, já que o vencedor do Australian Open e de Roland Garros não entrou em quadra para a semifinal após a lesão abdominal em Wimbledon.
Ele também não vencia partidas desde então. Não foi ao Masters 1000 de Montréal e caiu logo na estreia de Cincinnati, superado pelo eventual campeão Borna Coric. No geral da temporada, soma 36 vitórias em 40 partidas, sendo 8 em 9 sobre a quadra dura.
Em sua 16ª participação no US Open, Nadal também manteve a tradição de jamais ter perdido numa primeira rodada. Suas quedas mais precoces foram na segunda partida das primeiras presenças, em 2003 e 2004.
RAFA 💪@RafaelNadal defeats Hijikata 4-6 6-2 6-3 6-3 to progress to the second round at the #UsOpen
— ITF (@ITFTennis) August 31, 2022
📹: @usopen pic.twitter.com/wRYNPNotng
Ajustes bem feitos a partir do segundo set
Hijikata, de pais japoneses e estudante da Universidade da Carolina do Norte entre 2020 e 2021, disputou apenas seu quarto jogo de nível ATP e debutou em eventos de Grand Slam graças a um convite, mas mostrou muitas qualidades, principalmente quando se manteve ofensivo.
Sacou muito bem, aguentou trocas pesadas da base e fez excelentes transições à rede, num primeiro set primoroso. Nadal a rigor só jogou abaixo no game de serviço perdido, que deu 4/3 ao australiano. Hijikata foi muito firme como o saque para fechar o set, em que fez 11 winners e apenas seis erros.
Nadal elevou o nível de acerto do primeiro saque no segundo set e isso permitiu que tomasse iniciativa e usasse bem o forehand. Quebrou logo no segundo game e daí em diante foi sempre superior, a ponto de ceder um único ponto com o primeiro saque.
A vantagem também veio cedo no terceiro set, a partir do 3/1, e o espanhol se posicionava mais perto da linha de base, aumentando a pressão. Foi muito bem em contragolpes e fechou o terceiro set com meros três erros.
O quarto set voltou a ser mais disputado, graças principalmente ao empenho do australiano. Depois de perder o saque no quinto game, ele ainda lutou muito e teve três chances para se recuperar, mas Nadal foi preciso numa curta e sacou bem para se safar. Hijikata ainda evitou quatro match-points antes de enfim se entregar diante de uma paralela espetacular do cabeça 2.
V
— US Open Tennis (@usopen) August 31, 2022
A
M
O
S @RafaelNadal pic.twitter.com/nw5NDM1bLY