Notícias | Dia a dia | US Open
Alcaraz e Sinner avançam à 3ª fase em sets diretos
01/09/2022 às 17h07

Nova York (EUA) - Dois dos nomes mais bem cotados da nova geração, o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner se recuperaram das estreias sem tanto brilho e fizeram partidas bem mais consistentes nesta quinta-feira para garantiram vaga novamente na terceira rodada do US Open. O cabeça 3 Alcaraz passou facilmente pelo argentino Federico Coria, por 6/2, 6/1 e 7/5, e Sinner superou o agressivo Christopher Eubanks, por 6/4, 7/6 (10-8) e 6/2.

Alcaraz é agora o tenista que mais somou vitórias nesta temporada, com 46, uma acima do já eliminado Stefanos Tsitsipas. Desse total, no entanto, apenas 16 foram sobre quadras sintéticas, incluindo aí o título no Masters de Miami de março. Na última edição, ainda aos 18 anos, foi o mais jovem a atingir as quartas do US Open desde Thomaz Koch, em 1963.

Ao contrário, Sinner tem mostrado ao longo da curta carreira a preferência pelos pisos sintéticos. Ele soma agora 119 vitórias, das quais 80 foram na quadra dura, onde ergueu 5 de seus 6 títulos de ATP. Primeiro torneio de Slam que disputou, em 2019 como qualificado, o US Open também é o único dos Slam em que o italiano ainda não atingiu as quartas, tendo perdido nas oitavas em 2021.

No sábado, o espanhol terá pela frente o também jovem Jenson Brooksby, de 21 anos, e certamente também a torcida americana. Os dois nunca se cruzaram. Já Sinner aguarda ainda quem passar do duelo entre o experiente Grigor Dimitrov, que já foi semi em Nova York, e a promessa local Brandon Nakashima.

Depois de ter superado o também argentino Sebastian Baez na estreia, Alcaraz foi para a quadra contra o tenista que o tirou do Rio Open quando ainda tinha 16 anos, mas desta vez o espanhol mostrou enorme superioridade, apostando num estilo agressivo. Poderia ser ainda mais simples, já que fez 4/1 no terceiro set, mas Coria se soltou e exigiu mais. Apesar de acertar 71% do primeiro saque, Alcaraz venceu 67% desses pontos. No entanto, fez 46 a 15 nos winners e subiu 49 vezes à rede, com 38 de sucesso.

Para alcançar sua 40ª vitória da temporada, Sinner precisou de empenho diante do 145º do mundo, que veio do quali e busca muito a rede. O italiano havia feito cinco sets na estreia diante do alemão Daniel Altmaier e evitou a perda do tie-break que poderia estender seu dia. Sempre no risco, Eubanks cometeu 51 erros diante de apenas 16 do cabeça 11.

Comentários