Nova York (EUA) - Apesar de o início do US Open ter sido marcado por eliminações das principais cabeças de chave, Garbiñe Muguruza sobreviveu às duas primeiras rodadas sem perder sets. Depois de ter passado pela dinamarquesa Clara Tauson na estreia, a espanhola superou a tcheca de 17 anos Linda Fruhvirtova, 167ª do ranking, por 6/0 e 6/4 em 1h11 de partida.
Muguruza dominou amplamente o primeiro set, em que não teve o serviço ameaçado e cedeu apenas cinco pontos à sua adversária. No segundo set, Fruhvirtova reagiu e chegou a liderar por 4/1. A jovem tcheca já se sentia mais à vontade para controlar os ralis de fundo e definir os pontos, mas a espanhola de 28 anos se manteve firme mentalmente e venceu os últimos cinco games da partida.
"O segundo set foi um momento difícil, mas eu tentei pensar apenas em ficar no jogo. Se eu tivesse que perder aquele set, que fosse por placar o mais próximo possível. Mas fico feliz por ter mantido a compostura depois disso. Este é o meu décimo ano aqui e estou feliz por estar na terceira rodada", disse Muguruza na entrevista em quadra.
Campeã de Roland Garros e Wimbledon, Muguruza agora enfrenta a tcheca Petra Kvitova, 21ª do ranking, que nem entrou em quadra, beneficiada pela desistência da ucraniana Anhelina Kalinina por motivo de doença. Kvitova lidera o histórico contra a espanhola por 5 a 1.
Badosa cai na segunda rodada, Bencic segue firme
Outra espanhola do top 10, a número 4 do mundo Paula Badosa se despediu ainda na segunda rodada. Ela foi superada pela croata Petra Martic, 54ª do ranking, com parciais de 6/7 (5-7), 6/1 e 6/2. Martic é a próxima adversária de Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo e três vezes finalista em Nova York.
Já a suíça Belinda Bencic, 13ª do ranking, virou o jogo contra a romena Sorana Cirstea por 3/6, 7/5 e 6/2. A campeã olímpica agora enfrenta a vencedora do duelo tcheco entre Karolina Pliskova e Marie Bouzkova.