Notícias | Dia a dia | US Open
Alcaraz repete quartas e já será nº 3 do mundo
06/09/2022 às 03h24

Alcaraz tem chance de terminar o US Open como número 1 do mundo

Foto: Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) - A busca de Carlos Alcaraz por seu primeiro título de Grand Slam, teve mais um capítulo na madrugada de terça-feira em Nova York. O atual número 4 do mundo venceu uma batalha de cinco sets o croata Marin Cilic, 17º colocado, para chegar às quartas de final do US Open pela segunda temporadad seguida. O jovem espanhol de 19 anos marcou as parciais de 6/4, 4/6, 6/3, 4/6 e 6/3 em 3h55 de partida.

É certo que Alcaraz vai ganhar as posições de Daniil Medvedev e Alexander Zverev na próxima atualização do ranking. Provisoriamente, está subindo para a vice-liderança, atrás apenas de Rafael Nadal, mas ainda pode ser ultrapassado por Casper Ruud. Ou seja, na pior das hipóteses, ele será número 3 do mundo na segunda-feira que vem.

Duas são as possibilidades para que Alcaraz seja o novo número 1 do mundo após o US Open. Ele chega ao topo do ranking com um título, ou mesmo com vice, desde que Ruud não seja finalista. Se nenhum dos dois chegar à final, Rafael Nadal voltará ao primeiro lugar da lista.

O próximo adversário de Alcaraz em Nova York será o italiano de 21 anos Jannik Sinner, 13º do ranking. Os dois jovens jogadores já se enfrentaram três vezes em nível ATP, com duas recentes vitórias italianas neste ano, na grama de Wimbledon e no saibro de Umag. O espanhol levou a melhor no Maters 1000 de Paris do ano passado e também em um confronto em challenger ainda em 2019.

A derrota de Marin Cilic nas oitavas também garante que teremos um novo campeão de Grand Slam após o torneio. O croata de 33 anos e ex-número 3 do ranking venceu o US Open em 2014. Outros dois campeões de Slam foram superados nas oitavas, Daniil Medvedev e Rafael Nadal.

Cilic venceu 8 dos 10 primeiros pontos da partida e largou com 2/0, mas permitiu a virada a Alcaraz, que conseguiu duas quebras venceu quatro games seguidos. Ainda no início do jogo, uma marcação de foot-fault deixou o croata bastante incomodado. Ele e a árbitra de cadeira Louise Engzell discutiram frequentemente sobre o lance nas viradas de lado durante o primeiro set. O espanhol não teria mais o saque ameaçado até o fim da parcial.

Logo na abertura do segundo set, Alcaraz conseguiu mais uma quebra de serviço e parecia rumar para vitória tranquila. Mas logo na sequência, Cilic encaixou três ótimas devoluções e o espanhol cometeu uma dupla falta no break-point. O jovem jogador de 19 anos baixou a intensidade e sofreu outra quebra, permitindo quatro games seguidos ao croata, que empatou o jogo.

Alcaraz sacou muito bem no terceiro set. Ele colocou 90% de primeiros serviços em quadra e não enfrentou break-points. Na reta final do set, o espanhol tentou mudar o posicionamento nas devoluções para tentar tirar o ritmo de Cilic, que também vinha confirmando seus games sem correr tantos riscos. O croata salvou break-point no 4/3, mas não evitou a quebra no 5/4, quando tentou até sacar por baixo, sem sucesso. Destaque também para a solidez do espanhol do fundo de quadra, com apenas 3 erros não-forçados contra 14 do croata.

O quarto set começou equilibrado e Alcaraz escapou de um 0-40 para fazer 2/1 no placar. E sua tática de ficar bem atrás da linha de base nas devoluções seguida fazendo efeito. Cilic escapou de cinco break-points entre o 3/3 e o 4/4 e ganhou confiança. Pouco depois, o espanhol encarou mais um 0-40 e acabou sofrendo a única quebra da parcial. Sacando para fechar, o croata evitou a quebra em mais duas oportunidades, salvando-se de todos os sete break-points que enfrentou no quarto set.

Aproveitando o bom momento, Cilic conseguiu uma quebra de serviço no início do quinto set, mas a vantagem durou pouco. Alcaraz retomou o controle da partida e fez quatro games seguidos. Quando vencia por 4/2, encarou um game longo e recebeu a orientação de seu box: "Saque na direita dele e veja o que acontece", e a estratégia foi certeira. Cilic até confirmou seu último game de saque na partida, mas Alcaraz manteve o serviço na sequência e confirmou a vitória.

Comentários