Notícias | Dia a dia | US Open
Jade leva dois títulos de cadeirantes juvenis em NY
10/09/2022 às 18h40

* atualizado às 18h40 com título de duplas

Nova York (EUA) - A brasiliense Jade Lanai, de 17 anos, conquistou neste sábado nada menos que dois títulos inéditos para o tênis brasileiro. Ela faturou a chave juvenil para tenistas em cadeira de rodas, que foi disputada pela primeira vez em nível Grand Slam, em simples e em duplas.

Individualmente, derrotou a japonesa YHuma Takamuro, com duros parciais de 7/5, 2/6 e 7/6 (10-5 no match-tiebreak). Pouco depois, se juntou à americana Maylee Phelps e derrotaram a britânica Ruby Bishop e a americana Lily Lautenschlager, por duplo 6/0.

Na grande campanha de simples em Flushing Meadows, Jade estreou com duplo 6/0 sobre a norte-americana Lily Lautenschlager e na sexta-feira superou a norte-americana Maylee Phelps, principal cabeça de chave, por 6/7 (3-7), 6/1 e 6/1.

Jade Lanai é a atual número 4 no ranking mundial juvenil da modalidade e 57ª na categoria adulta. A jovem tenista já participou do tradicional evento infantojuvenil Les Petits As, na França, Também defendeu o Brasil em duas edições da Copa do Mundo por equipes, na Itália no ano passado e em Portugal neste ano.  Há duas semanas, disputou a Copa das Federações, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Ela viajou ao US Open com o apoio da Confederação Brasileira e do Comitê Paralímpico e patrocínio do BRB.

O Brasil já esteve em duas finais de Grand Slam entre os cadeirantes, ambas com o catarinense Ymanitu Silva no saibro de Roland Garros. Ymanitu esteve nas finais de duplas em 2019 e 2022 na divisão Quad, destinada aos jogadores com deficiência em pelo menos um membro superior. O catarinense de 39 anos é o número 8 do ranking de sua divisão e ficou a uma posição de entrar na chave do US Open.

Comentários