Viana do Castelo (Portugal) - A atualização no ranking de duplas da ATP na última segunda-feira confirmou Rafael Matos como o novo número 1 do Brasil na modalidade. O gaúcho ganhou duas posições após o US Open e assumiu o 36º lugar, três posições abaixo da melhor marca da carreira.
Aos 26 anos, Matos vive sua melhor temporada na carreira. De seus cinco títulos de ATP, quatro foram conquistados na atual temporada. Ele venceu em Santiago em parceria nacional com o paulista Felipe Meligeni e depois conquistou os torneios de Bastad, Mallorca e Marrekech com o espanhol David Vega Hernandez.
O duplista gaúcho já está em Portugal para representar o Brasil na Copa Davis. O confronto válido pelo Grupo Mundial I acontece em quadra dura na cidade de Viana do Castelo e vai decidir uma vaga no Qualificatório Mundial do ano aque vem.
Esta será a segunda participação de Matos na Copa Davis. Ele já jogou ao lado de Marcelo Demoliner contra o Líbano na temporada passada. "O Rafa fazendo muito por merecer essa convocação, vem fazendo uma boa temporada e está de volta à equipe", comentou o capitão Jaime Oncins.
O segundo melhor brasileiro no ranking é o mineiro Marcelo Melo, ex-número 1 e atual 44º do mundo. Já Bruno Soares, que anunciou recentemente o fim de sua carreira profissional, ainda aparece no ranking, ocupando atualmente o 49º lugar. Felipe Meligeni completa o top 100, justamente na centésima posição.
Destaque na participação brasileira no US Open, ao chegar às quartas de final, o gaúcho Marcelo Demoliner recuperou 55 posições. Ele aparece agora no 118º lugar. O top 200 ainda conta com Fernando Romboli, que se manteve na 113ª posição, e o gaúcho Orlando Luz, 188º colocado.