* Atualizado às 20h30 com a vitória do Canadá nas duplas
Valência (Espanha) - O primeiro jogo de Carlos Alcaraz como número 1 do mundo terminou com derrota. O campeão do US Open foi escalado para o confronto entre Espanha e Canadá pela fase de grupos da Copa Davis, em Valência, e foi superado por Felix Auger-Aliassime. Atual 13º do ranking, Aliassime marcou as parciais de 6/7 (3-7), 6/4 e 6/2 em 2h50 de partida.
Este foi apenas o segundo jogo de Copa Davis vencido por Aliassime, que tem 22 anos e cinco partidas de simples pela competição. Já Alcaraz, de apenas 19 anos e vindo da conquista de seu primeiro Grand Slam no último domingo, tem agora uma vitória e uma derrota na Davis.
Além disso, Aliassime mantém sua invencibilidade contra Alcaraz no circuito, liderando agora o retrospecto por 2 a 0, e comemorou sua décima vitória contra top 10 na carreira e a quarta na temporada.
Felix flying high! 🤩🇨🇦
— Davis Cup (@DavisCup) September 16, 2022
Auger Aliassime fights back from a set down to win an exhilarating match, 6-7(3) 6-4 6-3 🙌#DavisCup #byRakuten | @TennisCanada pic.twitter.com/pzNDj3srde
A primeira parcial seguiu inteiramente sem quebras, sendo que Alcaraz chegou a salvar um set-point quando perdia por 6/5 antes de forçar o tiebreak. Durante o game-desempate, o espanhol saiu perdendo por 3-1, mas venceu os últimos seis pontos que foram disputados.
A reação de Aliassime veio no segundo set, que teve apenas uma quebra. Alcaraz era quem vinha confirmando seus games de serviço com maior facilidade, mas não aproveitou o break-point que teve no sexto game. Ainda assim, ficou a dois games da vitória quando liderava por 4/3, mas acabou sofrendo uma quebra no fim do set e viu o canadense vencer os últimos três games da parcial.
Logo no início do terceiro set, Aliassime quebrou de novo e largou com 2/0. Pouco depois, o canadense escapou de cinco break-points para impedir o empate de Alcaraz. A vantagem ficou ainda maior depois que o ex-top 10 voltou a quebrar para fazer 5/1 e rumar para a vitória de virada.
You shall not pass ✋#DavisCup #byRakuten | @TennisCanada pic.twitter.com/RE5yU85fNC
— Davis Cup (@DavisCup) September 16, 2022
Rodada perfeita para Aliassime e canadenses lideram o grupo
A sexta-feira foi perfeita para Aliassime, que também comemorou uma vitória nas duplas, ao lado de Vasek Pospisil. Eles venceram Marcel Granollers e Pedro Martinez por 4/6, 6/4 e 7/5 e definiram a série por 2 a 1. No primeiro jogo do dia, Roberto Bautista Agut havia marcado o primeiro ponto da equipe espanhola, ao superar Vasek Pospisil por 3/6, 6/3 e 6/3.
Com o resultado, o Canadá termina a segunda rodada da fase de grupos da Davis na liderança isolada do Grupo B da competição e muito perto da classificação para as quartas de final, que serão disputadas em Málaga, também em território espanhol, no fim do ano.
No sábado, os canadenses enfrentam a Sérvia, que tem uma vitória e uma derrota nas rodadas já disputadas. Já a Espanha volta a atuar no próximo domingo, diante da Coreia do Sul, que ainda ainda não venceu confrontos nesta edição da Davis.
This reaction is everything 😍🇨🇦
— Davis Cup (@DavisCup) September 16, 2022
Auger Aliassime/Pospisil have fought back to win an incredible decider, 4-6 6-4 7-5 🙌#DavisCup #byRakuten | @TennisCanada pic.twitter.com/UyWf1y6LIr