Lillehammer (Noruega) - Escalados para atuar em confrontos divisões inferiores da Copa Davis neste final de semana, os top 10 Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas confirmaram o favoritismo e venceram seus jogos nesta sexta-feira. O norueguês e o grego têm chance de definirem os confrontos já nas partidas de duplas no início da programação de sábado.
Jogando em casa, a Noruega de Casper Ruud abriu 2 a 0 contra a Índia pelo Grupo Mundial I, mesma divisão do confronto entre Brasil e Portugal. O número 2 do mundo venceu Prajnesh Gunneswaran, 335º do ranking, por 6/1 e 6/4. Na sequência, foi a vez de Viktor Durasovic ampliar a vantagem ao superar Ramkumar Ramanathan também por 6/1 a 6/4.
No sábado, Ruud e Durasovic tentam definir a série na dupla, diante de Yuki Bhambri e Saketh Myneni. A rodada continua com mais dois jogos de simples. Quem vencer esse confronto disputará o Qualificatório Mundial de 2023, podendo se classificar para a fase final da Davis do mesmo ano e seguir para a disputa do título. Já quem perder disputará o playoff de permanência no Grupo Mundial I, provavelmente contra uma equipe ascendente do Grupo II.
Já Tsitsipas esteve em quadra pelo Grupo Mundial II, equivalente à terceira divisão da Davis, já que a Grécia só teria chance de disputar o título a partir de 2024. Os gregos enfrentam a Tunísia fora de casa e abriram 2 a 0 no confronto disputado em Túnis.
A série começou com o número 6 do mundo superando Aziz Dougaz, 355º colocado, por 7/6 (7-3) e 6/2. Logo depois, Michail Pervolarakis fez 6/4 e 6/3 contra Skander Mansouri. Na dupla de sábado, a Tunísia terá o veterano Malek Jaziri ao lado de Skander Mansouri, enquanto os irmãos Stefanos e Petros Tsitsipas defendem a Grécia. A rodada continua continua com mais duas partidas.