Rennes (França) - Voltando a uma final depois de quase dois anos, o austríaco Dominic Thiem acabou ficando com o vice-campeonato no challenger de Rennes. Neste domingo, o ex-número 3 do mundo perdeu feio para o francês Ugo Humbert, cabeça de chave número 4 do torneio, que precisou de apenas 1h16 para vencer com parciais de 6/3 e 6/0.
Thiem não sacou bem, venceu menos da metade dos pontos disputados (46%) e acabou cedendo seis break-points no decorrer da partida, sofrendo quatro quebras. Ele até teve suas chances, mas deixou escapar os cinco break-points que obteve, todos eles no primeiro set.
A primeira parcial foi equilibrada e definida nos pontos importantes. Humbert aproveitou logo a primeira chance de quebra que teve e abriu 3/1. Thiem desperdiçou três break-points no game seguinte e viu o rival abrir 4/1. Depois de salvar dois breaks no sexto game, o austríaco teve dois a seu favor no sétimo e não os converteu.
Na segunda parcial, o austríaco viu seu rendimento cair bastante e venceu apenas oito pontos em toda a disputa, quatro deles com o saque e outros quatro na devolução. Ele amargou três quebras seguidas, levou um ‘pneu’ do tenista da casa e teve que se contentar com o vice.
O austríaco de 29 anos ocupa atualmente a modesta 216ª colocação no ranking e conseguirá recuperar bastante terreno com a campanha desta semana. Thiem vai dar um salto de 34 lugares, subindo para o 182º posto. Seu jejum de títulos ultrapassou os dois anos e sua última conquista foi justamente a do US Open em 2020.