fiogf49gjkf0d
Venus Williams, Angelique Kerber, Jelena Jankovic, Samantha Stosur, Hong KongCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Venus Williams, Angelique Kerber, Jelena Jankovic, Samantha Stosur, Hong KongCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Venus Williams, Angelique Kerber, Jelena Jankovic, Samantha Stosur, Hong Kongtênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/venus/1015_hongkong_fore_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/venus/1015_hongkong_fore_int.jpg" />Hong Kong (China) - O fim de semana será de definição para Venus Williams em busca de uma vaga no WTA Finals de Cingapura. Sem convite para o Premier de Moscou, na próxima semana, a ex-número 1 dá sua última cartada na semifinal do International de Hong Kong, onde precisa alcançar a decisão para entrar no top 8 da temporada.
“Já estive sob muita pressão na minha carreira, jogando em grandes momentos, não apenas para mim, mas nas duplas com a minha irmã”, lembrou a jogadora de 35 anos. “São tipos diferentes de pressão. Espero que toda essa experiência me ajude, mas eu gostaria de fazer mais do que ganhar um jogo. Gostaria de ganhar o torneio”.
O segundo jogo deste sábado verá um duelo de ex-líderes do ranking que atropelaram nas quartas de final. Venus marcou duplo 6/1 diante da francesa Alizé Cornet, em exatos 60 minutos, e a sérvia Jelena Jankovic repetiu o placar contra a russa Daria Gavrilova, em 1h16. Elas já se enfrentaram 12 vezes no circuito e o retrospecto está empatado. A rivalidade esfriou nas últimas cinco temporadas, em que o único encontro foi no saibro de Charleston-2012, com 7/5 e 6/0 de Venus.
A norte-americana é uma das sete jogadoras que brigam pelas quatro vagas restantes no WTA Finals. Atual 10ª na Corrida para Cingapura, ela subiria para a 8ª posição com uma vitória neste sábado e com o título seria a 7ª ou até a 6ª – dependendo de derrota da polonesa Agnieszka Radwanska na semifinal em Tianjin.
Na última semana antes do Finals, só restará a Venus torcer contra adversárias diretas que jogarão em Moscou (veja as concorrentes que receberam convites abaixo). Ainda em Hong Kong, a alemã Angelique Kerber, 9ª do mundo e 5ª na temporada, enfrenta a australiana Samantha Stosur, 28ª, na primeira semifinal. O retrospecto está 3 a 3 e a canhota garante sua vaga em Cingapura antecipadamente se levantar o quinto troféu da temporada.
Convites em Moscou - Venus é a única das sete candidatas a uma vaga que não disputará o último torneio antes do Finals. Kerber, a tcheca Lucie Safarova (7ª) e a espanhola Carla Suárez (11ª) já estavam inscritas previamente. Em busca da classificação, Radwanska (6ª), a italiana Flavia Pennetta (8ª) e a tcheca Karolina Pliskova (12ª) receberam convites da organização.
A situação de Pliskova é a mais complicada. Ela está na semifinal de Tianjin, mas se não for campeã precisa do título em Moscou. Mesmo se triunfar na China, ainda precisaria alcançar a final na Rússia para ter chances.