Notícias | Dia a dia
Samsonova mantém boa fase e terá Zheng na final
24/09/2022 às 07h54

Samsonova chegou à sua terceira final nos últimos quatro torneios

Foto: Jimmie48/WTA

Tóquio (Japão) - A russa Liudmila Samsonova e a chinesa Qinwen Zheng vão decidir na madrugada deste domingo o título do WTA 500 de Tóquio. A final está marcada para meia-noite (de Brasília), e a chinesa venceu o único duelo anterior, disputado no saibro de Palermo no ano passado.

Em grande fase na temporada, Samsonova venceu o 17º jogo nos últimos 18 que disputou e chega à terceira final nos quatro torneios mais recentes. A jogadora de 23 anos e atual 30ª do ranking superou a chinesa Shuai Zhang por 7/6 (7-4) e 6/2 em 1h27 de partida.

Conhecida por seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, Samsonova disparou 13 aces e 40 winners na partida deste sábado, cometendo 25 erros não-forçados. Ela aproveitou quatro dos cinco break-points que criou no jogo. A russa tem três títulos no circuito da WTA, o primeiro foi conquistado na grama de Berlim no ano passado. Já durante a preparação para o US Open, venceu os WTA 250 de Washington e Cleveland, parando diante de Ajla Tomljanovic nas oitavas do Grand Slam nova-iorquino.

"Estou muito feliz por chegar em mais uma final nos últimos dois meses. É incrível. Eu nunca acho que será possível, algo assim, então estou incrivelmente feliz", disse Samsonova após a partida. A russa chegou a ficar 13 jogos invicta nesta temporada.

Já a chinesa Qinwen Zheng disputará sua primeira final de WTA aos 19 anos. A jovem jogadora superou neste sábado a russa Veronika Kudermetova de virada, com parciais de 5/7, 6/3 e 7/6 (7-3) em uma longa partida com 3h04 de duração. A atual 36ª do ranking é a segunda jogadora mais jovem a decidir um torneio da elite do circuito na temporada, atrás apenas de Coco Gauff. A chinesa também marcou sua quinta vitória contra top 20 no ano e na carreira.

"Quando eu ganhei o último ponto, a sensação foi incrível", disse Zheng, após a longa semifinal deste sábado. "Minha adversária estava jogando um tênis inacreditável. Ela tem um saque muito bom, bate forte na bola e se move bem. Estou tão feliz que no tiebreak pude escolher os golpes certos e fiz um bom esforço para vencer o jogo. É a minha primeira vez na final. Estou muito feliz".

Comentários