Notícias | Dia a dia
Monteiro supera rodada dupla e vence 8º challenger
25/09/2022 às 14h32

Monteiro recebe 125 pontos e terá o melhor ranking da carreira

Foto: Reprodução/Twitter

Gênova (Itália) - A rodada dupla que Thiago Monteiro precisou disputar neste domingo pelo challenger de Gênova terminou da melhor maneira possível para ele. Depois de ter vencido a semifinal pela manhã, diante do búlgaro Adrian Andreev, Monteiro voltou à quadra para vencer o italiano Andrea Pellegrino, 164º do ranking, por 6/1 e 7/6 (7-2) em 1h42 de partida.

Este é o oitavo título de challenger na carreira de Monteiro e o segundo na temporada. Em julho, o cearense já havia sido campeão em Salzburg, na Áustria. Esses dois challengers disputados em quadras de saibro valeram 125 pontos no ranking cada um. Ele disputou a 13ª final da carreira neste circuito.

Aos 28 anos, Monteiro deverá igualar o melhor ranking da carreira e assumir o 62º lugar na próxima segunda. O número 1 do Brasil e atual 66º do mundo entrou no torneio como cabeça 2 e tendo a missão de defender 80 pontos, já que havia sido campeão no challenger de Braga no ano passado. E conseguiu, com as cinco vitórias em Gênova, somar mais pontos e subir no ranking.

Com mais tempo de descanso e recuperação física em comparação com seu adversário, Thiago Monteiro iniciou muito bem a partida e já largou com 2/0 acima. Pouco depois, voltaria a quebrar, no momento em que ainda não havia enfrentado break-points e cedido apenas 4 pontos no saque, diante de um rival muito errático do fundo de quadra.

Quando enfrentou o único break-point de todo o primeiro, Monteiro fechou a porta com um ace. Apesar de as condições da quadra estarem um pouco mais lentas em comparação com a semi, disputada no início da programação, ele conseguia ser agressivo, mandar nos pontos e buscar winners com o forehand. Uma dupla falta do italiano definiu o primeiro set.

O segundo set disputado inteiramente à noite pelo horário italiano deixou a quadra ainda mais pesada e propícia aos ralis mais longos. Apesar de o saque ter sido menos determinante para a definição dos pontos, a parcial foi inteiramente sem quebras e Monteiro escapou dos dois break-points que enfrentou. O brasileiro foi superior no tiebreak e definiu a partida.

Monteiro segue para Tel Aviv e pode encarar Djokovic
O próximo compromisso de Monteiro será no piso duro. Ele está inscrito para o ATP 250 de Tel Aviv, que já começa na segunda-feira em Israel. Sua estreia será contra o espanhol Pablo Andujar. E se vencer, cruzará o caminho de Novak Djokovic, principal cabeça de chave do torneio, nas oitavas de final.

Comentários