Tel Aviv (Israel) - Praticamente um ano depois de conquistar seu 20º título no circuito, o croata Marin Cilic voltará neste domingo a disputar uma final. A vaga foi garantida no ATP 250 de Tel Aviv, sobre quadra sintética, ao derrotar com trabalho o francês Constant Lestienne, por 7/5 e 6/3.
Com isso, ele reencontrará neste domingo o sérvio Novak Djokovic, para quem perdeu 18 dos 20 duelos já realizados, incluindo os quatro mais recentes. A última vitória do croata aconteceu na final do torneio de Queen's, em junho de 2018.
Too strong 👏@cilic_marin defeats Lestienne 7-5 6-3 to make tomorrow's final against Djokovic! pic.twitter.com/XF0msivwej
— Tennis TV (@TennisTV) October 1, 2022
Aos 33 anos e número 16 do ranking, Cilic chega a sua 36ª final e tentará o 21º título. Ele já garantiu o avanço de duas posições e ainda mantém esperança de chegar ao ATP Finals, principalmente se for campeão. Isso o deixaria 710 pontos atrás do sétimo colocado de momento.
No duelo deste sábado, Lestienne foi o primeiro a obter quebra e com isso abriu 4/1, 5/2 e aí sacou para o set com 5/4, tendo um ponto para concluir a parcial. Cilic escapou, mas no 10º game teve de evitar outro set-point. O francês sentiu o fracasso, sacou muito mal e perdeuo quinto game consecutivo.
O segundo set viu o reequilíbrio até que Cilic aproveitou a terceira chance de quebra no sétimo game e daí em diante dominou a reta final da partida. O croata perdeu apenas cinco pontos quando acertou o potente primeiro serviço e somou 14 aces.