Londres (Inglaterra) - A atualização do ranking de duplas da ATP apresentou uma novidade nesta segunda-feira, com a chegada de Rajeev Ram ao número 1 da modalidade. Aos 38 anos, o norte-americano se torna o jogador mais velho a assumir a liderança. O recorde anterior era de Bob Hewitt, que chegou ao topo do ranking pela primeira vez na carreira em 1976, aos 36 anos.
Ram já ocupava a vice-liderança do ranking desde abril e ultrapassou seu atual parceiro, o britânico Joe Salisbury, que perdeu os 250 pontos conquistados no ano passado no ATP de San Diego, quando o britânico jogou ao lado de Neal Skupski. Ram e Salisbury são os atuais bicampões do US Open.
"É bem incrível. Obviamente, tive uma carreira muito longa e pela qual sou grato. Mas foi nos últimos três ou quatro anos, jogando com o Joe, que realmente sentimos que estávamos no alto nível e disputando todos os principais títulos”, disse Ram ao site da ATP. "É o resultado de muito trabalho duro que muitas pessoas fizeram, não apenas eu".
"Todo mundo está em seu próprio caminho e talvez seja um pouco mais doce se demorar um pouco mais. Contanto que você seja resiliente e persistente, as coisas podem acontecer, mesmo muito mais tarde", acrescentou o veterano tenista.
O norte-americano jogou tênis universitário na Universidade de Illinois e teve uma carreira de simples de sucesso, chegando a ser o número 56 do mundo em 2016 e conquistando dois títulos de ATP, ambos na grama de Newport. A partir de 2017, ele passou a dedicar exclusivamente às duplas.
"Senti que recomecei minha carreira em 2017, quando comecei a jogar só duplas. Foi um pouco diferente do que seria se eu jogasse duplas por toda a minha carreira. Eu precisei focar toda a atenção que eu tinha para maximizar minha habilidade em duplas. Foi mais ou menos isso que eu fiz. Tive um parceiro firme e uma boa equipe de apoio, na qual todos acreditamos e confiamos, e acho que esses resultados são fruto disso".