Tóquio (Japão) - O Brasil terá dois representantes nas semifinais de duplas do ATP 500 de Tóquio. Depois de o mineiro Marcelo Melo se garantir na penúltima rodada, o gaúcho Rafael Matos seguiu o mesmo caminho mais tarde. Ele e o espanhol David Vega fecharam a rodada batendo os norte-americanos Hunter Reese e Brandon Nakashima com parciais de 6/3 e 7/6 (7-4), em 90 minutos de disputa.
Campeões na semana passada em Sófia, o gaúcho e o espanhol enfrentarão Sander Gille e Joran Vliegen para tentar ir para mais uma final. Nas quartas, os belgas eliminaram a segunda dupla mais bem cotada da competição, derrubando os australianos Matthew Ebden e Max Purcell por 2 sets a 1, com o placar final de 6/3, 5/7 e 10-8.
A partida começou com muitas chances de quebra para ambos os lados. Matos e Vega salvaram quatro break-points no segundo game e mais três no sexto, em contrapartida Reese e Nakashima acabaram perdendo o saque no terceiro e quinto games. Eles até devolveram um dos breaks no sexto, mas no nono e último voltaram a perder com o serviço e viram o primeiro set ser definido.
Na segunda parcial, as chances foram mais escassas. Matos e Vega salvaram um break-point no nono game, e perderam três, um no quarto e dois no 12º, estes últimos também match-points. A decisão foi então para o tiebreak, no qual o brasileiro e o espanhol fizeram valer a condição de cabeças de chave 4 e levaram a melhor ao marcar 7-4 para garantir a vitória.
Kyrgios e Kokkinakis vão encarar Melo
Do outro lado da chave, os australianos Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis derrotaram os espanhóis Pedro Martinez e Bernabé Zapata também em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4, e irão enfrentar Melo e o norte-americano Mackenzie McDonald na semifinal
Principais favoritos ao título e atuais campeões do Australian Open, os australianos vão em busca do terceiro título juntos na temporada. No momento, eles aparecem na sexta colocação na corrida para o ATP Finals atrás apenas de Wesley Koolhof/Neal Skupski, Rajeev Ram/Joe Salisbury, Marcelo Arevalo/Jean-Julien Rojer, Nikola Mektic/Mate Pavic e Marcel Granollers/Horacio Zeballos.