Notícias | Dia a dia
Claire Liu surpreende e derruba Jabeur nas quartas
07/10/2022 às 17h31

Liu marcou sua primeira vitória contra top 10 par chegar à semifinal em Monastir

Foto: Jasmin Open Monastir

Monastir (Tunísia) - Apesar de toda a torcida tunisiana, que mais uma vez compareceu em grande número nesta sexta-feira, Ons Jabeur foi eliminada nas quartas de final do WTA 250 de Monastir. A vice-líder do ranking foi surpreendida pela norte-americana Claire Liu, 73ª do mundo, que venceu a disputa por 6/3, 4/6 e 6/4 em 2h26 de partida.

"Agradeço a todos que vieram assistir ao jogo hoje. Sei que as pessoas aqui esperavam por outro resultado, esse torneio não existiria sem a Ons. Ela merece todo o sucesso que teve esse ano e o apoio que está recebendo", disse Liu após a partida. Esta foi sua primeira vitória contra uma top 10. "Acho que tive sorte em alguns golpes e consegui me manter focada. Fico feliz por ter vencido hoje".

A norte-americana liderou a estatística de winners por 28 a 13 e também aproveitou seis dos sete break-points que teve, enquanto Jabeur conseguiu apenas cinco quebras em 14 oportunidades. Cada jogadora cometeu 51 erros não-forçados. Além disso, a norte-americana apostou em um jogo com muitas subidas à rede e teve sucesso em sua estratégia.

Aos 22 anos, Liu está com o melhor ranking da carreira e ainda busca seu primeiro título no circuito da WTA. Este ano, ela já esteve na final em Rabat. "Ainda tem grandes jogadoras na chave e tenho que pensar em um jogo de cada vez", afirmou.

A próxima rival de Liu será a belga Elise Mertens, cabeça 5 e 42ª do ranking, que venceu a japonesa vinda do quali Moyuka Uchijima por 6/0, 3/6 e 6/4 em 2h de jogo. A norte-americana superou a belga recentemente, em Tóquio. Mertens, de 26 anos, tem seis títulos de WTA e busca sua 11ª final no circuito.

Cornet e Kudermetova na outra semifinal
A outra semifinal do torneio será entre a russa Veronika Kudermetova e a francesa Alizé Cornet, cabeças 2 e 3 em Monastir. Atual número 12 do mundo aos 25 anos, Kudermetova venceu a francesa Diane Parry por 6/4 e 6/1. Ela tem apenas um título da WTA, mas já busca a sexta final da carreira.

Já a experiente Cornet, de 32 anos e 37ª do ranking passou pela eslovena Tamara Zidansek por 7/5 e 7/6 (9-7). A francesa tem seis títulos e busca a 15ª final da carreira. O confronto entre elas é inédito no circuito profissional. 

Comentários