Notícias | Dia a dia
Melo vence final brasileira e conquista seu 36º ATP
09/10/2022 às 03h39

Com o resultado, Melo ultrapassa o número de conquistas de Bruno Soares no circuito

Foto: Rakuten Open

Tóquio (Japão) - Em uma final com dois brasileiros em lados opostos da quadra, Marcelo Melo conquistou o título de duplas do ATP 500 de Tóquio. O experiente mineiro de 39 anos se juntou ao norte-americano Mackenzie McDonald, em parceria inédita no circuito, e comemorou uma grande vitória contra o gaúcho Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernandez por 6/4, 3/6 e 10-4.

Este é o 36º título de ATP da carreira de Marcelo Melo, que agora supera o número de conquistas do recém aposentado Bruno Soares. O mineiro, que disputou sua 70ª final de ATP na carreira também encerra um jejum de títulos que já vinha desde 2020 em Viena e volta a ser campeão em Tóquio depois de sete anos.

Melo também interrompe uma incômoda série de vice-campeonatos. Só neste ano, ele havia disputado outras quatro finais. A primeira foi em Adelaide com Ivan Dodig, depois foi Lyon com Maximo Gonzalez, além de ter atuado em Newport e Los Cabos, junto de Raven Klaasen. O ex-número 1 de duplas aparece atualmente no 43º lugar do ranking e voltará ao top 40.

Já o canhoto Rafael Matos vive o melhor momento da carreira aos 26 anos. Ele disputou sua nona final de ATP e a sétima na temporada. Só neste ano, o gaúcho já conquistou quatro torneios com Vega, em Marrakech, Mallorca, Bastad e Sófia, e mais o ATP de Santiago ao lado de Felipe Meligeni. Ele é o atual 34º do ranking e poderia entrar no top 30 em caso de título.

Os dois brasileiros seguem agora para o ATP 250 de Gijón, em quadras duras na Espanha. Matos e Vega são os cabeças 3 e estreiam contra os convidados locais Alejandro Davidovich Fokina e Martín Landaluce. Por sua vez, Melo joga ao lado do sul-africano Raven Klaasen. A estreia será contra o sérvio Nikola Cacic e o monegasco Hugo Nys.

Durante o primeiro set, Melo e McDonald tiveram excelente desempenho no saque. Eles não enfrentaram break-points e cederam apenas cinco pontos nos games de serviço. Além disso, tiveram um excelente momento na partida e venceram 12 pontos seguidos, saindo de 1/2 para 4/2 no placar do primeiro set.

O game da quebra começou com uma dupla falta de Rafael Matos. E na sequência, os campeões de Tóquio encontraram uma boa formação, com McDonald sendo eficiente nos golpes de fundo, enquanto Melo definia os pontos junto à rede.

Matos e Vega reagiram no início do segundo set. Eles quebraram o serviço de McDonald logo cedo e o gaúcho escapou de um break-point no saque para abrirem 3/0 no placar. A vantagem foi sustentada até o fim da parcial. Já no match-tiebreak, Melo e McDonald só perderam um ponto no saque, em uma dupla falta do mineiro ainda no início, e venceram quatro pontos importantes nas devoluções, e assim colocaram uma grande diferença no placar e venceram o jogo.

Comentários