Tóquio (Japão) - Depois de confirmar sua chegada ao top 10 do ranking mundial no último sábado, Taylor Fritz conquistou neste domingo o título do ATP 500 de Tóquio. Ele venceu um duelo de dois tiebreaks contra o compatriota Frances Tiafoe por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-2) em 1h56 de partida.
Com o título, Fritz sobe três posições no ranking e será o novo número 8 do mundo a partir da próxima segunda-feira. Além disso, o jogador de 24 anos entra na zona de classificação para o ATP Finals, assumindo o sétimo lugar na corrida para Turim. Ele tenta participar do Finals pela primeira vez.
Este é o quarto título de ATP na carreira de Fritz e o terceiro na temporada. O norte-americano já havia conquistado o Masters 1000 de Indian Wells e vencido o ATP 250 de Eastbourne, em quadras de grama. Seu primeiro título foi em 2019, também em Eastbourne.
Taylor's time 🙌
— Tennis TV (@TennisTV) October 9, 2022
The moment @Taylor_Fritz97 defeated Frances Tiafoe to become the first American champion in Tokyo since 1996.#RakutenOpen pic.twitter.com/lJyuN0KVbN
“É uma loucura. Eu não poderia ter escrito melhor. Esse resultado é exatamente o que eu precisava para a Corrida, para o meu ranking, e para me colocar em uma boa posição no final do ano, então é incrível”, comentou Fritz, durante a entrevista em quadra. O norte-americano era dúvida para o torneio, já que precisou de uma quarentena na depois de ter sido diagnosticado com Covid-19 na semana passada, em Seul.
"Estou melhor do que pensei que estaria", comentou na última quarta-feira. "Não me sinto incrível, mas estou muito feliz por ter conseguido passar por tudo isso. Eu estava mais preocupado com a parte física e com meu condicionamento depois de estar muito doente e não poder fazer nada. Felizmente a quadra estava muito rápida e, portanto, não estávamos jogando pontos longos".
Já o vice-campeão Frances Tiafoe segue com apenas um título de ATP, conquistado em 2018 em Delray Beach, e vai disputar sua quinta final no circuito e segunda na temporada. Ele já está com o melhor ranking da carreira, no 19º lugar, e vai ganhar duas posições. O semifinalista do US Open poderia ser top 15 em caso de título.
Taylor's time 🙌
— Tennis TV (@TennisTV) October 9, 2022
The moment @Taylor_Fritz97 defeated Frances Tiafoe to become the first American champion in Tokyo since 1996.#RakutenOpen pic.twitter.com/lJyuN0KVbN
O duelo entre os dois norte-americanos teve uma quebra para cada lado, sendo que Fritz chegou a criar oito break-points e teve o serviço ameçado apenas três vezes. E cada jogador disparou 12 aces. As duas quebras aconteceram ainda no início do primeiro set, e Tiafoe salvou set-points nos games em que perdia por 5/4 e 6/5, com Fritz prevalecendo durante o tiebreak.
Já no segundo set, Fritz não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Ele disparou nove aces durante a parcial. Ainda que não tenha aproveitado suas quatro oportunidades de quebra, o novo integrante do top 10 se manteve firme no saque durante o tiebreak e venceu três pontos importantes nas devoluções.