Notícias | Dia a dia
Mertens domina a final de Monastir e vence 7º WTA
09/10/2022 às 12h21

Mertens chegou a vencer 11 games seguidos na decisão contra Cornet

Foto: Mathias Schulz/WTA

Monastir (Tunísia) - Em uma rápida final, com apenas 1h20 de duração, a belga Elise Mertens conquistou neste domingo o título do WTA 250 de Monastir, em quadras duras na Tunísia. A jogadora de 26 anos e 42ª do ranking superou a francesa Alizé Cornet por 6/2 e 6/0.

Este é o sétimo título de WTA na carreira de Mertens, que disputou sua 11ª final da carreira e a primeira da temporada. Ex-número 12 do mundo, a belga voltará ao top 40 do ranking com os pontos conquistados nesta semana.

Depois de ter disputado jogos muito longos contra a grega Despina Papamichail nas oitavas e a japonesa Moyuka Uchijima nas quartas, Mertens venceu as duas últimas partidas no torneio de forma muito dominante. A semifinal contra a norte-americana Claire Liu teve apenas 1h13 e a belga também aplicou um 'pneu' no segundo set.

Durante a rápida partida deste domingo, cada jogadora fez 10 winners e Mertens cometeu 12 erros não-forçados contra 19 de Cornet. A belga, que chegou a vencer 11 games seguidos, não sofreu quebras de serviço e escapou de três break-points. Já a francesa fez 9 duplas faltas, enfrentou nove break-points e permitiu cinco quebras.

"Esse título significa muito. Tive um ano muito difícil. Quando eu ganhei na sexta-feira e me disseram que eu estava na minha primeira semifinal este ano, eu fiquei pensando: 'Ok, estamos em outubro, mas nunca é tarde demais para começar o ano, ou talvez dê para terminar o ano jogando bem'. Estou muito feliz. Isso me dá confiança depois de todo o trabalho que fiz. Nunca deixei de acreditar", disse Mertens após a vitória deste domingo.

A vice-campeã Alizé Cornet está com 32 anos e ocupa o 37º lugar do ranking. A experiente francesa segue com seis títulos no circuito da WTA e disputou a 15ª final da carreira. Mesmo com apenas uma final em 2022, Cornet faz boa temporada, com destaque para as quartas de final no Australian Open e as oitavas em Wimbledon, onde derrotou a número 1 do mundo Iga Swiatek.

Siniakova e Mladenovic campeãs de duplas
O título de duplas ficou com a francesa Kristina Mladenovic e Katerina Siniakova, principais favoritas no torneio, que venceram a japonesa Miyu Kato e a norte-americana Angela Kulikov também por 6/2 e 6/0. Atual número 1 de duplas, Siniakova conquistou seu 18º título no circuito. Já Mladenovic, ex-líder do ranking e hoje 19ª colocada, tem agora 28 conquistas de duplas em torneios da WTA.

Comentários