Basileia (Suíça) - O britânico Andy Murray mostrou força em sua estreia no ATP 500 da Basileia, conseguiu sair do buraco no terceiro set e buscou uma suada vitória de virada para cima do quali russo Roman Safiullin, triunfando com parciais de 6/7 (3-7), 6/3 e 6/4, depois de 2h38 de batalha.
Superado em um disputado primeiro set, que só foi definido no tiebreak, Murray conseguiu uma quebra solitária na segunda parcial e assim empatou o jogo. No terceiro e decisivo set, ele viu Safiullin abrir 4/1 e então veio com uma grande arrancada final, vencendo cinco games seguidos para levar a vitória.
Na segunda rodada, o escocês terá pela frente o vencedor da partida entre o espanhol Roberto Bautista, cabeça de chave número 6, e o sérvio Laslo Djere, mais um vindo do classificatório. Murray nunca encarou o sérvio e fez cinco jogos contra o espanhol, venceu as três primeiras e perdeu as duas últimas.
Quinto pré-classificado, o espanhol Pablo Carreno passou bem pela estreia, cedendo apenas três games ao argentino Sebastian Baez, fechando o jogo com parciais de 6/2 e 6/1. Ele espera agora por quem passar do embate entre o convidado da casa Dominic Stricker e o norte-americano Maxime Cressy.
Semifinalista na semana passada em Nápoles, o norte-americano Mackenzie McDonald não conseguiu manter o embalo e foi derrotado de virada na estreia na Basileia, caindo diante do eslovaco Alex Molcan com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5. Molcan enfrentará na segunda rodada o francês Arthur Rinderknech.