Basileia (Suíça) - O veterano Stan Wawrinka conseguiu uma vitória bastante expressiva em sua partida de estreia no ATP 500 da Basileia, em quadras duras e cobertas. O suíço precisou de apenas 1h18 para vencer o norueguês Casper Ruud, segundo cabeça de chave do torneio e número 3 do mundo, por duplo 6/4.
Wawrinka disparou nove aces na partida e não teve o serviço quebrado, escapando de todos os três break-points que enfrentou. O suíço liderou a estatística de winners por 28 a 20 e conseguiu uma quebra em cada set, aproveitando as duas oportunidades que teve. Ele cometeu 11 erros não-forçados contra apenas 4 de Ruud.
A huge performance 🙌
Home favourite @stanwawrinka stuns 2nd seed Ruud 6-4 6-4!#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/6PZmPdmZve— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2022
"Esta é uma das principais razões pelas quais continuo jogando", disse Wawrinka, que entrou na chave com ranking protegido. O suíço ficou 13 meses sem jogar por lesão e cirurgia no pé esquerdo no ano passado, está com 37 anos e ocupa a 197ª posição na ATP. Foi sua segunda vitória contra top 10 na temporada. Ele já havia vencido Daniil Medvedev em Metz.
"Estou ficando velho e tive que lutar com as lesões nos últimos dois anos. Voltar não foi fácil. Eu estava realmente lutando para manter a forma física e o nível de tênis. Esta noite aqui na Suíça foi muito especial e espero que eu possa continuar jogando bem", complementou o vencedor de três Grand Slam. Ele agora enfrenta o norte-americano Brandon Nakashima, de 21 anos e 44º do ranking.
Stricker é mais um suíço a avançar, Bautista encara Murray
Sliding everywhere 🤩@DominicStricker is well into his stride!#SwissIndoorBasel pic.twitter.com/mc2TMvcGuE
— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2022
Outra vitória suíça na rodada veio com o convidado Dominic Stricker, jovem de 20 anos e 129º do ranking, que venceu o norte-americano Maxime Cressy por 7/6 (7-4) e 6/3. Ele será o próximo rival do espanhol Pablo Carreno Busta, cabeça 5, que marcou 6/2 e 6/1 contra o argentino Sebastian Baez.
Ainda nesta terça-feira, o também espanhol Roberto Bautista Agut passou pelo sérvio Laslo Djere por 6/4 e 6/1. Cabeça 6 do torneio, Bautista Agut enfrenta o britânico Andy Murray nas oitavas. Murray lidera o histórico de confrontos por 3 a 2.
Já o holandês Botic van de Zandschulp venceu o francês Adrian Mannarino por 6/4, 4/6 e 6/4. O atual 35º do ranking desafia o número 1 do mundo Carlos Alcaraz nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília). O espanhol venceu o único duelo anterior, realizado no Australian Open do ano passado.