Notícias | Dia a dia
Shapovalov anota 'pneu' e busca seu maior título
29/10/2022 às 13h25

Shapovalov vai disputar em Viena sua primeira final de ATP 500

Foto: Bildagentur Zolles KG/Christian Hofer

Viena (Áustria) - A segunda semifinal do ATP 500 de Viena foi decidida em dois sets e com histórias bem diferentes entre eles. Depois de faturar a parcial inicial apenas no tiebreak, o canadense Denis Shapovalov deslanchou na segunda e selou sua vitória sobre o croata Borna Coric com direito a um ‘pneu’, fechando o jogo com o placar de 7/6 (7-4) e 6/0, em 1h28 de disputa.

Será a sexta final da carreira do canadense de 23 anos e a primeira em nível ATP 500. Ele vai em busca de seu maior título, já que só venceu uma das cinco decisões anteriores, no ATP 250 de Estocolmo, em 2019. Shapovalov perdeu outras quatro finais, com destaque para a do Masters 1000 de Paris, também em 2019.

Vivendo bom momento, Shapovalov tem 11 vitórias e 3 derrotas nos quatro últimos torneios que disputou. Além da final agora em Viena, ele foi vice em Seul. Para faturar seu segundo título da carreira, ele terá que superar o russo Daniil Medvedev, que perdeu os dois primeiros duelos entre eles (US Open 2017 e Washington 2018), mas venceu os três últimos (Tóquio 2018, Laver Cup 2021 e Cincinnati 2022).

No primeiro set da partida, os sacadores foram muito firmes e não houve um break-point sequer em disputa. O equilíbrio se manteve no tiebreak, que foi definido com apenas um mini-break de vantagem, que veio logo no primeiro ponto. Shapovalov administrou a vantagem conquistada prematuramente até o final e largou na frente.

Com o placar favorável, o canadense acabou deslanchando na segunda parcial. Coric teve uma queda abrupta com o serviço, viu seu aproveitamento de 82% despencar para 28%, venceu apenas cinco dos 18 pontos disputados com o saque, amargou três quebras consecutivas e não conseguiu vencer um game sequer mais, sendo eliminado da competição na semi.

Comentários