Glasgow (Escócia) - No confronto decisivo pelo Grupo C da Billie Jean King Cup, a equipe britânica entrou em quadra nesta quinta-feira sabendo que precisaria vencer a Espanha por 3 a 0 para se classificar para a semifinal. Uma derrota ou mesmo um triunfo por 2 a 1 seria insuficiente e classificaria as espanholas para a próxima fase. Mas a equipe da casa teve uma rodada perfeita em Glasgow, vencendo os dois jogos de simples e também a partida de duplas para ficar na primeira posição do grupo.
Esta já é a melhor campanha da Grã-Bretanha na competição desde 1981, quando as britânicas ficaram com o vice-campeonato, superadas pela equipe norte-americana na final. O país ainda luta por um título inédito na competição entre países e tinha um grupo difícil em Glasgow, com Espanha e também o Cazaquistão, da campeã de Wimbledon Elena Rybakina.
ABSOLUTE SCENES 🙌
1⃣st time Great Britain have reached the @BJKCup semi-finals since 1981#BackTheBrits 🇬🇧 | #BJKCupFinals pic.twitter.com/ItJwSwu5Nk— LTA (@the_LTA) November 10, 2022
O confronto começou com a vitória da experiente Heather Watson, de 30 anos e 133ª do ranking. Ela precisou de apenas 1h07 para marcar as tranquilas parciais de 6/0 e 6/2 contra Nuria Parrizas Diaz, 72ª colocada. Com 31 vitórias pela Billie Jean King Cup, Watson é agora a quinta jogadora britânica que mais venceu na competição.
No segundo jogo do dia, a 98ª do ranking Harriet Dart conseguiu uma vitória bastante expressiva. Ela derrubou a ex-número 2 do mundo e atual 13ª do ranking Paula Badosa por 6/3 e 6/4. Com isso, apesar de as britânicas já terem vencido o confronto, a partida de duplas seria decisiva para a definição do primeiro lugar do grupo, já que cada um dos três países da chave havia vencido um duelo. Nas duplas, as britânicas Alicia Barnett e Olivia Nicholls venceram as espanholas Aliona Bolsova e Rebeka Masarova por 7/6 (7-5) e 6/2.
Na semifinal de sábado, a Grã-Bretanha enfrentará a Austrália, líder do Grupo B que também tinha Bélgica e Eslováquia. As duas últimas semifinalistas serão conhecidas em confrontos diretos desta sexta-feira. Pelo Grupo A, a Suíça enfrenta o Canadá a partir às 8h (de Brasília). Já a partir das 13h30, os Estados Unidos e a República Tcheca se enfrentam pela definição do Grupo D.