Tucumán (Argentina) - O primeiro dia de jogos entre Brasil e Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup termina com uma vitória para cada lado. Depois da tranquila vitória de Beatriz Haddad Maia sobre Nadia Podoroska na abertura da série, as anfitriãs argentinas conseguiram igualar a disputa na quadra de saibro de Tucumán depois que a experiente Paula Ormaechea, ex-top 60 e atual 184ª colocada, derrotou Laura Pigossi, número 2 do Brasil e 114ª do mundo, por 6/2 e 7/5.
A rodada deste sábado começa às 11h (de Brasília) e pode ter até três partidas. A programação começa com Bia, número 15 do mundo, enfrentando Ormaechea. Elas já se enfrentaram duas vezes, e cada jogadora venceu uma. A vitória de Bia aconteceu na grama em 2019. Na sequência, Laura Pigossi enfrenta Nadia Podoroska.
Um eventual jogo de duplas aconteceria apenas no quinto jogo do confronto. Se houver necessidade, a capitã Roberta Burzagli escalou Bia Haddad Maia e Luísa Stefani para enfrentar Julia Riera e María Lourdes Carlé. Mas existe a possibilidade de fazer mudanças nas escalações. A equipe brasileira em Tucuman ainda conta com Carol Meligeni e Ingrid Martins. Já a Argentina também tem a jovem jogadora Solana Sierra, de 18 anos, como opção da capitã Mercedes Paz.
Quem vencer o confronto disputará o qualificatório mundial da Billie Jean King Cup de 2023, que acontece no início da temporada. A última vez que o Brasil esteve nesta fase foi em 2020, quando perdeu para a Alemanha em Florianópolis. Os países que passarem pelo quali irão à fase final da competição no fim do ano, para disputar o título. Já quem perder volta para o Grupo I das Américas, seletiva continental.
Em um confronto com condições pesadas de quadra e longas trocas de fundo, Ormaechea conseguiu ameaçar o saque de Pigossi com maior frequência e aproveitou duas de suas seis oportunidades de quebra e ainda escapou do único break-point que enfrentou, chegando a vencer cinco games seguidos no set inicial e liderar por 5/1 antes de fechar.
O segundo set teve mais altos e baixos, já que Ormaechea saiu com quebra acima, Pigossi virou com 3/1, mas a argentina viveu seu melhor momento no jogo ao vencer 12 pontos em 13 possíveis para fazer 4/3. Com dificuldade, a tenista da casa confirmou o serviço no oitavo game para manter a vantagem e definir a disputa em sets diretos pouco depois.