Drummondville (Canadá) - Depois de ter atuado em Calgary na semana passada e caído nas oitavas, Gabriel Décamps disputou seu segundo torneio no Canadá e foi superado na estreia do challenger de Drummondville, em quadras duras e cobertas. Décamps foi eliminado pelo canadense Alexis Galarneau, cabeça 7 do torneio e 214º do ranking, por 3/6, 6/2 e 7/6 (9-7) em 2h39 de partida. O paulista chegou a liderar o último set por 5/1 e teve um match-point no tiebreak decisivo.
Paulista de 23 anos, Décamps ocupa o 279º lugar do ranking da ATP e tem como recorde pessoal a 262ª posição, alcançada em setembro. Ele tem 14 vitórias em chaves principais de challenger na temporada e era apenas o 501º do mundo no início do ano. Em dezembro, terá 29 pontos a defender.
Embora tenha perdido o saque ainda no início da partida e vencido apenas dois dos oito primieros pontos disputados, Décamps logo assumiu o controle das ações. Ele não teria mais o serviço ameaçado até o fim do primeiro set e conseguiu três quebras para vencer a parcial. No segundo set, Galarneau conseguiu pressionar o saque de Décamps o tempo todo. O canadense criou oito break-points e quebrou duas vezes. Já o brasileiro chegou a ter três oportunidades de quebra no mesmo game e não aproveitou.
Logo na abertura do último set, Décamps escapou de um break-point e ainda conseguiu uma quebra para já largar com 3/0 no placar. Quando o paulista liderava por 4/1, o canadense reverteu um 0-40 e manteve o serviço. Pouco depois, Décamps liderava por 5/3 e sacava para o jogo, quando sofreu uma quebra. Na reta final da partida, Galarneau levava vantagem nos raros ralis disputados do fundo de quadra e também buscava motivação da torcida.
Décamps precisou lidar com as frustrações das oportunidades perdidas e tentou quebrar o ritmo do adversário com slices e sacou bem para salvar break-point no 5/5. Durante o tiebreak, o paulista venceu disputas importantes na rede, mas o canadense seguia sendo superior nas trocas de fundo, depois de erros não-forçados de Décamps. Cada jogador salvou um match-point antes da definição da partida.