Notícias | Dia a dia
Fonseca salva 2 match-points e vence mais uma
17/11/2022 às 13h32

O carioca de 16 anos garantiu seu lugar nas quartas de final e desafia o cabeça 1 do evento

Foto: CBT

São Leopoldo (RS) - Depois de se tornar o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer uma partida de challenger, o carioca João Fonseca brilhou mais uma vez nesta quinta-feira e avançou rumo às quartas de final no saibro de São Leopoldo, Ele salvou dois match-points contra o argentino Mariano Navone, fechando o jogo com parciais de 6/3, 1/6 e 7/6 (11-9) em 2h23 de partida. O torneio é realizado nas quadras de saibro do São Leopoldo Tênis Clube e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión.

Atual 1.364º do mundo, o brasileiro de apenas 16 anos vai dando um salto de mais de 500 posições com a campanha desta semana. Ele está subindo provisoriamente para o 841º lugar. Porém, para seguir subindo no ranking, Fonseca terá um páreo duro pela frente. Nas quartas ele desafiará o argentino Facundo Bagnis, cabeça de chave número 1 do torneio.

Bagnis vem de duas vitórias seguidas sobre brasileiros, tirou na estreia Pedro Boscardin e agora nesta quinta deixou pelo caminho o paulista Gustavo Heide, convidado da organização, que deu trabalho ao argentino, principalmente no primeiro set, mas acabou superado com o placar final de 7/6 (7-4) e 6/3.



Apesar da pouca idade, o carioca mostrou maturidade na partida e soube superar momentos adversos. Fonseca foi o primeiro a quebrar, abrindo 3/1 no primeiro set, mas Navone devolveu o break em seguida e empatou em 3/3. Na reta final, o promissor brasileiro anotou nova quebra no oitavo e salvou um break-point no nono para confirmar e fazer 1 a 0.

No segundo set, Fonseca sofreu com o saque, amargou duas quebras e só venceu um game. Para piorar, ele abriu a terceira parcial perdendo os dois primeiros games, mas não se abateu com o placar e transformou um 0/2 e 5/3. Veio então a dificuldade para fechar, perdendo dois match-points no nono game e mais dois no décimo.

Com a quebra de vantagem devolvida pelo argentino, o jogo foi definido no tiebreak. Fonseca teve mais dois match-points desperdiçados, então os dois que enfrentou contra para na sétima chance no geral enfim conseguir selar a vitória e a vaga nas quartas.

O São Léo Open conta com o patrocínio da Stihl através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e a promoção da Quadra Eventos. O apoio é da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Sebratel, Unimed VS, Cervejaria Mater, Movac Saúde e Alta Performance, Haas Contâiners, Hair Bike, Imobiliária São Luiz, STV Segurança, Powerspin, Fronteira Sul Carnes e Água da Pedra da Bebidas Fruki, contando com a supervisão da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Gaúcha de Tênis.

Comentários