Notícias | Dia a dia
Bia, Laura e Paciaroni concorrem a prêmios da WTA
18/11/2022 às 14h35

Bia está entre as jogadoras que mais evoluíram e Rafael Paciaroni foi indicado ao prêmio de melhor técnico

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - O tênis brasileiro terá três representantes nas votações de Melhores do Ano promovidas pela WTA. As jogadoras Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi, além do técnico Rafael Paciaroni estão indicados aos prêmios da entidade que comanda o circuito feminino. A votação é feita por jornalistas e demais profissionais da imprensa internacional.

Bia está concorrendo ao prêmio de jogadora que mais evoluiu na temporada. Ela começou o ano como 82ª do ranking e termina como número 15 do mundo. Além do salto de 67 posições no ranking, ela conquistou os WTA 250 de Nottingham e Eastbourne em junho, quando acumulou 12 vitórias seguidas na grama. Ela também disputou sua primeira final de WTA 1000 em Toronto, vencendo a número 1 do mundo Iga Swiatek pelo caminho, além de ter terminado ano também no top 15 de duplas, ocupando o 13º lugar.

As concorrentes de Bia na votação são a australiana Ajla Tomljanovic, que chegou às quartas de final de Wimbledon e do US Open, e as russas Veronika Kudermetova, Liudmila Samsonova e Ekaterina Alexandrova. Entre elas, Kudermetova é top 10 de simples e duplas, Alexandrova venceu os torneios de 's-Hertogenbosch e Seoul, além de uma semifinal em Madri, enquanto Samsonova conquistou títulos em Washington, Cleveland e Tóquio, terminando o ano no top 20.

Laura Pigossi concorre como revelação da temporada
Em sua melhor temporada da carreira, Laura Pigossi está indicadas ao prêmio de revelação. A paulista de 28 anos era apenas a 212ª do mundo em abril e chegou a ocupar o top 100 em agosto. Seus melhores resultados foram a final do WTA 250 de Bogotá e as quartas de final em Varsóvia, ambos no saibro e vinda do quali. Ela também disputou seu primeiro Grand Slam na grama de Wimbledon.

Três jogadoras muito novas estão concorrendo ao prêmio: A tcheca de 17 anos Linda Fruhvirtova, campeã em Chennai e 77ª do mundo, a chinesa de 20 anos e 25ª do ranking Qinwen Zheng, e a alemã de 23 anos Jule Niemeier, que chegou às quartas em Wimbledon. Concorrem ainda duas tenistas de 26 anos e que também se firmaram no top 100 nesta temporada, casos da top 50 egípcia Mayar Sherif e da britânica Harriet Dart.

Paciaroni concorre como técnico do ano
Já o técnico Rafael Paciaroni está indicado ao lado de alguns dos principais treinadores do circuito. O favorito na disputa é o polonês Tomasz Wiktorowski, que comandou a número 1 do mundo Iga Swiatek durante a temporada. Concorrem com eles o norte-americano David Witt (Jessica Pegula), o espanhol Carlos Martinez (Daria Kasatkina), o tunisiano Issam Jellali (Ons Jabeur), a dupla do norte-americano Corey Gauff com o argentino Diego Moyano (Coco Gauff), o francês Bertrand Perret (ex-técnico de Caroline Garcia) e o britânico Tom Hill, (que acompanha a grega Maria Sakkari).

Comentários