Notícias | Dia a dia
Varillas vence duelo de 3h e conquista o São Léo Open
20/11/2022 às 14h46

Varillas tem cinco títulos no circuito challenger, dois deles no Brasil

Foto: Giovani Paim/Divulgação

São Leopoldo (RS) - O peruano Juan Pablo Varillas conquistou neste domingo o título do challenger de São Leopoldo. Ele venceu uma equilibrada final contra o argentino Facundo Bagnis, principal cabeça de chave do torneio e 103º do mundo, por 7/6 (7-5), 4/6 e 6/4 em 3h12 de partida. O torneio foi realizado nas quadras de saibro do São Leopoldo Tênis Clube e faz parte do Circuito Dove Men+Care Legión Sudamericana.

Este é o quinto título de challenger na carreira de Varillas e o segundo no Brasil. Ele já havia sido campeão em Campinas ainda na temporada de 2019. O peruano de 27 anos e 119º do ranking deve se aproximar da volta ao top 100, aparecendo no 106º lugar na próxima segunda-feira. Seu recorde pessoal é a 97ª posição. Já o canhoto Bagnis, ex-top 100, voltará ao grupo dos cem melhores. O campeão recebe US$ 7.200 e 80 pontos na ATP. O vice leva 50 pontos e um prêmio de US$ 4.240.

"Estou muito feliz por essa vitória. Foi o meu melhor jogo na semana. Fisicamente eu me sentia bem, apesar das partidas longas que tive e creio que o mental foi mais importante, já que o jogo foi decidido nos detalhes", disse Varillas, em entrevista ao canal SporTV após a partida.

"Estava muito concentrado desde o começo e tive chances de fechar o primeiro set antes. Mas depois estive abaixo no tiebreak e consegui manter o foco. A mesma coisa no terceiro set. Mesmo depois de ter perido o saque naquele game com 40-15, pude manter a cabeça no lugar e quebrar o saque dele de novo e fechar o jogo", acrescentou o peruano que passou por três brasileiros durante a semana, o gaúcho Eduardo Ribeiro na estreia, paulista Daniel Dutra da Silva nas quartas e o paranaense Thiago Wild na semi.

Em um jogo de ralis longos e que o saque não era um fator tão determinante para a definição dos pontos, Varillas foi o primeiro a quebrar e liderou o primeiro set por 5/3. Ele não aproveitou a chance de sacar para o set e reverteu a desvantagem de 5-1 no tiebreak. O segundo set teve apenas uma quebra, conquistada por Bagnis já no penúltimo game da parcial. O argentino escapou de três break-points antes de fechar.

Já no terceiro set, Varillas largou com 3/0 e ficou o tempo todo à frente no placar. O peruano foi quebrado quando sacava para o jogo e perdeu dois match-points, mas voltaria a quebrar o serviço do argentino no último game da partida.

O São Léo Open conta com o patrocínio da Stihl através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e a promoção da Quadra Eventos. O apoio é da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Sebratel, Unimed VS, Cervejaria Mater, Movac Saúde e Alta Performance, Haas Contâiners, Hair Bike, Imobiliária São Luiz, STV Segurança, Powerspin, Fronteira Sul Carnes e Água da Pedra da Bebidas Fruki, contando com a supervisão da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Gaúcha de Tênis.

Comentários