Temuco (Chile) - Depois de ter vencido sua partida de estreia no challenger de Temuco, Gabriel Décamps se despediu do torneio chileno em quadras duras. Décamps foi superado pelo argentino Juan Bautista Otegui, 432º do ranking, que marcou as parciais de 7/6 (9-7) e 6/4 em 2h03 de partida nesta quarta-feira.
Paulista de 23 anos e atual 281º do ranking, Décamps recebe 9 pontos por ter levado a melhor no duelo nacional contra o carioca Wilson Leite na última segunda-feira. Ele atingiu a melhor marca da carreira em setembro, quando ocupou o 262º lugar. No início da temporada, aparecia apenas na 500ª posição.
Décamps tem 15 vitórias em chaves principais de challenger na temporada, sendo que 12 foram conquistadas no piso duro, além de duas no saibro e uma em quadra de carpete na Alemanha. Ele foi semifinalista em Nonthaburi, na Tailândia, em agosto, e chegou às quartas em outros três challengers deste ano.
Com a queda de Décamps nas oitavas, o último brasileiro na chave de simples é o pernambucano Joao Lucas Reis, de 22 anos e 328º do ranking, que desafia o experiente argentino de 30 anos Nicolas Kicker, cabeça 8 do torneio e número 201 do mundo.
Apesar de o primeiro set ter alguns games longos, a parcial teve apenas uma quebra para cada lado. Décamps liderou por 3/2, permitiu o empate na sequência, e não aproveitou o break-point que teve no oitavo game. Pouco depois, quando perdia por 6/5, o paulista salvou um set-point para forçar o tiebreak. No game-desempate, foi o argentino quem escapou de set-point em duas oportunidades antes de fechar a parcial.
Otegui teve ótimo desempenho no saque durante o segundo set. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas oito pontos em seus games de serviço. Já Décamps colocou apenas 50% de primeiros serviços em quadra e acabou sofrendo pressão constante. Foram cinco break-points para o argentino, que aproveitou uma chance de quebra já no penúltimo game da partida para vencer o jogo.